Programa de Apadrinhamento Afetivo e Financeiro está com cadastramento aberto
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em parceria com o Instituto ACORDE (Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional), está com o cadastramento aberto para o Programa de Apadrinhamento Afetivo e Financeiro. O programa, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi instituído pelo Tribunal de Justiça de São Paulo em 2015 e tem como objetivo oferecer às crianças e adolescentes acolhidos, afastados de suas famílias biológicas por medida protetiva, a oportunidade de criar laços afetivos e experiências fora do ambiente institucional.
O apadrinhamento afetivo permite que crianças e adolescentes desenvolvam novos vínculos sociais e familiares por meio da convivência periódica com padrinhos ou madrinhas, recebendo cuidado e afeto que contribuem para seu desenvolvimento social, educacional e cultural.
Já o apadrinhamento financeiro possibilita a contribuição monetária para o bem-estar e crescimento da criança ou adolescente, sem a necessidade de envolvimento afetivo. O padrinho financeiro pode custear atividades e serviços que favoreçam o desenvolvimento do jovem, como atendimentos médicos, odontológicos, terapias, cursos profissionalizantes, idiomas, música, esportes, reforço escolar, entre outros.
Em São Carlos, o programa foi sancionado pela Lei Nº 18.032 de 08 de dezembro de 2016 e visa fortalecer o trabalho realizado com as crianças e adolescentes que vivem nos serviços de acolhimento institucional e têm poucas chances de retorno à família de origem.
Segundo Ingrid Cazella, secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, “Em São Carlos, temos 40 crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos, acolhidos em três unidades de Serviço de Acolhimento Institucional de Criança e Adolescente”. O programa de apadrinhamento é uma forma de proporcionar a esses jovens oportunidades que vão além do ambiente institucional, promovendo uma maior integração à sociedade.
Os interessados em participar do Programa de Apadrinhamento Afetivo e Financeiro podem se cadastrar e obter mais informações pelo telefone (16) 3419-4080 ou pelo e-mail: apadrinhamento@institutoacorde.org.br. Para ser um Padrinho Financeiro, as doações podem ser realizadas via chave Pix para o e-mail: apadrinhamento@institutoacorde.org.br, no Banco SICOOB.
A participação no programa é uma maneira significativa de contribuir para o futuro das crianças e adolescentes acolhidos, proporcionando oportunidades que podem transformar suas vidas.