Saúde atualiza dados de Dengue e outros vírus transmitidos pelo Aedes Aegypti
Número de notificações de Dengue em 2024 supera 29 mil; cidade registra 4 óbitos
A Prefeitura de São Carlos divulgou nesta quinta-feira (31/10) o Boletim Arboviroses 2024, trazendo dados atualizados sobre os casos de Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela no município. Até o momento, já foram registradas 29.426 notificações de Dengue, com 16.173 casos confirmados, sendo 15.443 autóctones (transmitidos localmente) e 730 importados. Desde o último boletim, em 25 de outubro, não houve novos casos positivos. A cidade soma, atualmente, quatro óbitos por Dengue, enquanto outros três casos seguem em investigação.
Para Chikungunya, foram contabilizadas 277 notificações no ano, com quatro casos confirmados (três autóctones e um importado) e 37 casos aguardando resultado de exames. Zika teve 135 notificações no ano, todas descartadas, enquanto Febre Amarela registrou três notificações, também todas descartadas.
Além disso, o boletim incluiu uma atualização sobre a COVID-19, com dois novos óbitos registrados desde o último relatório em 20 de setembro. As vítimas foram uma mulher de 80 anos, falecida em 20 de setembro, e um homem de 86 anos, falecido em 28 de setembro, ambos com comorbidades.
Os dados refletem o empenho das autoridades sanitárias para monitorar e controlar as arboviroses e a COVID-19 na região. A Secretaria de Saúde segue incentivando a população a adotar medidas preventivas, especialmente no controle de criadouros de mosquitos, para reduzir o risco de contágio por esses vírus.