Avião da FAB cai após colisão em Pirassununga; piloto se ejetou e foi resgatado
No final da manhã desta sexta-feira (1), um avião T-27 Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) caiu em uma área de mata em Pirassununga, interior de São Paulo, após colidir com outra aeronave da FAB. O piloto do T-27 conseguiu se ejetar e foi socorrido pela equipe da FAB. A segunda aeronave envolvida na colisão pousou em segurança. Este é o segundo acidente com aviões da FAB em menos de duas semanas.
A Academia da Força Aérea, localizada na cidade, informou que o piloto passa por atendimento médico e está fora de perigo. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram uma explosão no local da queda, o que foi confirmado pelo Corpo de Bombeiros de São Paulo.
Nota Oficial da FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, nesta sexta-feira (01/11), duas aeronaves T-27 Tucano, utilizadas em treinamento de cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), colidiram durante voo de instrução, em Pirassununga (SP). Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para região desabitada. O piloto realizou os procedimentos de ejeção da aeronave com sucesso, sendo, em seguida, resgatado por equipe de salvamento da FAB.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram.