Em novembro, Senac promove atividades em celebração à Consciência Negra

senac

Programação inclui exposições, oficinas e rodas de conversa para estudantes da rede estadual de ensino

O Senac São Carlos prepara uma série de atividades gratuitas para o mês de novembro, dedicadas à Consciência Negra, com foco em promover a igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira. Destinadas a alunos do ensino médio da rede estadual, as ações incluem exposições, oficinas e rodas de conversa que visam fomentar a reflexão sobre o impacto e a influência de personalidades negras e suas criações na sociedade. As atividades ocorrerão durante todo o mês de novembro e deverão ser agendadas pelos representantes das escolas, que vão marcar o horário de acordo com a disponibilidade do Senac São Carlos. O agendamento deve ser feito pelo telefone (16) 2107-1057. O objetivo da ação é oferecer uma experiência imersiva sobre a história e cultura em um ambiente de aprendizado e conscientização.

A exposição Invenções que Transformaram o Mundo apresentará o legado de inventores e pensadores negros cujas contribuições foram essenciais para o avanço da sociedade, mas frequentemente invisibilizadas. A mostra exibe painéis explicativos e objetos ilustrativos de invenções que transformaram áreas como ciência, tecnologia e cultura. Já a exposição fotográfica Racismo Cotidiano trará imagens capturadas por alunos do curso de Fotógrafo, apresentando frases racistas que pessoas negras ouvem em seu cotidiano, com o objetivo de sensibilizar os visitantes sobre a discriminação racial ainda presente em diversos contextos.

Além das exposições, o Senac também oferecerá uma oficina de Lambe Lambe, onde os participantes aprenderão sobre essa forma de intervenção urbana e poderão criar colagens antirracistas para expressar seus pontos de vista. Também estará em exibição a mostra de moda, com trajes produzidos por alunos e docentes para o desfile Ritmos e Raízes: Celebrando a Negritude, que ocorreu durante o evento Casa Aberta Senac. Os modelos são inspirados na moda Afro-Brasil, celebrando a força e a riqueza cultural africana.

“Este é um momento de extensão da nossa missão de contribuir para uma educação transformadora”, afirma a Gerente da unidade, Fábia Lins. “Há 21 anos, a Lei nº 10.639 tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas, além de instituir o Dia da Consciência Negra no calendário escolar. Ainda assim, vemos o racismo ser naturalizado em diversos contextos. Queremos, com essas atividades, sensibilizar a comunidade escolar e convidar as escolas a participarem conosco dessa conscientização, valorizando a cultura e as influências africanas que moldaram nosso país”, complementa.

Para empreendedores

Seguindo com o compromisso de divulgar os eventos do Mês da Consciência Negra, no dia 19 de novembro, será realizada a roda de conversa Negócios da Quebrada. A atividade é aberta ao público, mas é necessário fazer a inscrição, a partir do dia 5 de novembro no portal do Senac São Carlos. Esse encontro reunirá empreendedores da periferia, incluindo Marcos Vinícius, da Black Burguers, Natália Volpato, especialista em estética capilar, e Paola Lima, proprietária de um espaço de podologia, para dialogar sobre o fortalecimento dos negócios locais e o empreendedorismo preto.

Serviço:

Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, 700 – Centro – São Carlos/SP
Informações: https://www.sp.senac.br/senac-sao-carlos
Agendamento de visitas: Escolas e autarquias interessadas podem agendar
visitas pelo telefone (16) 2107-1057, com Marisa Meirelles.