Apoio do MP e ajuda do SAAE foram fundamentais para retomada das atividades; por dia, poderão ser processadas 50 toneladas de entulho
A Fábrica de Artefatos de Cimento e a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, Roberto Carlos Martinez, da PROHAB – Progresso e Habitação, da Prefeitura de São Carlos, voltaram a funcionar nesta quarta-feira, 06/11, depois de um longo período de desativação. O Ministério Público ajudou com a aquisição da máquina pá carregadeira, destinando verba proveniente de multas ambientais (cerca de R$ 300 mil), e o SAAE São Carlos contribuiu anteriormente com a cedência de uma máquina e, agora, também com um servidor da autarquia para repassar experiência em operação máquinas pesadas.
Nesta unidade, podem ser processadas cerca de 50 toneladas de entulho por dia. Areia, pedra, pedrisco, rachão e bica corrida, resultantes da trituração geram economia para a Prefeitura que não precisa gastar com esse tipo de compra para manutenção de estradas rurais, operação tapa-buraco e construção de bancos, mesas e acentos, além de demais equipamentos para passeios, praças e jardins públicos, como blocos e canaletas, por exemplo.
O promotor de Justiça do Meio Ambiente, Dr. Flávio Okamoto, disse que iniciativa como esta do Ministério Público contribui de forma significativa com a cidade de São Carlos. “A capacidade de operação diária é fantástica e, por isso, é muito importante para todos que trabalham aqui e a cidade de modo geral esta reativação. Assim que a Prefeitura começar a receber dos caçambeiros esses resíduos da construção, isso terá, inclusive, um reflexo positivo no preço da caçamba, que pode ficar mais barato para o consumidor final. Enfim, um passo importante para todos: para a Prohab, para o meio ambiente, para a população e para a cidade de São Carlos”.
Anselmo Campos, diretor da Fábrica de Artefatos e da Usina de Reciclagem da PROHAB, agradeceu ao MP e ao SAAE pela ajuda. “O apoio destas duas instituições, MP e SAAE, foi fundamental. Trabalhamos durante um ano e meio com afinco para isso e, agora, conseguimos. São Carlos ganha muito com esta conquista extraordinária”.
O presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, disse que toda colaboração que pode ser dada pela autarquia para melhorar os índices de cuidado com o meio ambiente sempre será colocada à disposição. “Tudo o que estiver ao alcance do SAAE na direção da melhoria da qualidade de vida dos são-carlenses, não haverá medida de esforço. Afinal, quem é responsável pelo saneamento básico de qualidade (água e esgoto) não pode nem deve esquecer que vários fatores contribuem para isso. E a reciclagem da construção civil tem parcela decisiva neste contexto ambiental. Parabéns a Prohab e parabéns ao Ministério Público”.