Secretaria Municipal de Educação anuncia abertura de matrículas para a EJA

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Carlos comunica que estão abertas as pré-matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que oferece oportunidades de alfabetização e ensino fundamental para jovens, adultos e idosos. A EJA é voltada para pessoas com 15 anos ou mais, abrangendo o Ensino Fundamental 1 e 2, até o 9º ano. O principal objetivo do programa é a superação do analfabetismo, promovendo inclusão e novas perspectivas de vida.

As pré-matrículas podem ser realizadas presencialmente na Escola Municipal de Jovens e Adultos (EMEJA) Austero Manjerona, localizada na Rua 7 de Setembro, nº 1.767, e também na Seção de Apoio à EJA na Secretaria Municipal de Educação, na Rua Treze de Maio, nº 2.000. Para interessados no EJA de nível médio, o contato deve ser feito diretamente com a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos.

Documentação Necessária

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem apresentar CPF, RG e comprovante de endereço. Esses documentos são fundamentais para direcionar os interessados ao polo educacional mais próximo.

Estrutura e Polos de Ensino

A EJA oferece gratuitamente a conclusão do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, com certificação oficial. As turmas são organizadas da seguinte forma:
– Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano): EMEJA Austero Manjerona.
– Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano): oferecido nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Arthur Natalino Deriggi, no bairro Antenor Garcia; Carmine Botta, no Boa Vista; e Dalila Galli, no bairro Jockey Clube.

Impacto Social e Benefícios

A secretária municipal de Educação, Paula Knoff, destaca a importância do programa para a transformação da vida dos alunos, promovendo alfabetização e oferecendo capacitação que pode influenciar diretamente a renda familiar e a autonomia dos estudantes. “Temos muitas vagas, e o material e a alimentação são gratuitos. Os alunos são acompanhados por profissionais qualificados e dedicados. Essas ações visam superar o analfabetismo e promover a melhoria na vida e nas escolhas dos alunos”, afirmou a secretária.

A SME reforça o convite para que jovens e adultos que não concluíram o ensino básico aproveitem essa oportunidade de voltar aos estudos com certificação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a EMEJA Austero Manjerona pelos telefones e WhatsApp (16) 3364-2434 ou (16) 3373-3222.