Boletim de Arboviroses: Cidade registra mais de 16 mil casos de Dengue em 2024

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o boletim atualizado de arboviroses nesta quarta-feira (8), com dados preocupantes sobre os casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Em 2024, a cidade já registrou 29.553 notificações de Dengue, sendo 16.179 casos confirmados, dos quais 15.448 são autóctones (transmissão local) e 731 importados. Somente na última semana, foram contabilizados seis novos casos.

A Chikungunya também está sendo monitorada: das 279 notificações, 243 foram descartadas, e 4 foram confirmadas (3 autóctones e 1 importado), enquanto 36 casos seguem aguardando resultado de exames.

Para Zika, foram feitas 135 notificações em 2024, mas todos os casos foram descartados após investigação. Já para Febre Amarela, foram registradas três notificações, também descartadas.

O número de óbitos relacionados à Dengue permanece em quatro, com outros três casos em investigação. A Secretaria de Saúde reforça a importância das medidas de prevenção, como evitar água parada e eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Os dados refletem a necessidade de redobrar a atenção para combater as arboviroses, evitando novos casos e reduzindo o risco de óbitos.