Sebrae-SP participa da Mostrei da ETEC Ibaté
O Sebrae-SP em São Carlos participou ativamente da edição 2024 da Mostra de Empreendedorismo e Inovação (Mostrei), promovida pela Escola Técnica Estadual (Etec) de Ibaté. Gratuita e aberta ao público, a Mostrei realizada até a última sexta-feira (8), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, e busca trazer soluções criativas e de impacto regional inspiradas na Agenda 2030 da ONU.
“Os temas da Mostrei foram guiados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que orientaram a montagem da mostra. Cada sala escolheu um dos ODS para desenvolver soluções com foco local e impacto global, explorando o potencial de inovação e sustentabilidade nas comunidades ao redor”, explicou Plínio João Gabriel, diretor da Etec de Ibaté.
Além disso, a Mostrei teve como propósito formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios contemporâneos. “Por meio do programa Diálogos Socioemocionais, promovemos o desenvolvimento de líderes e agentes de transformação social”, completa Plínio.
O Sebrae-SP, um dos principais parceiros da mostra, ofereceu sete palestras com temas que foram desde o empreendedorismo como escolha de carreira até estratégias para melhorar a experiência do cliente, nesse caso, aberta ao público em geral.
SEBRAE-SP NA MOSTREI
O Sebrae-SP participou da Mostrei com sete palestras temáticas, tanto com temas voltados para os estudantes, como empreendedorismo como opção de carreira quanto para o público em geral, como a palestra ‘Faça do atendimento uma ótima experiência’, realizada na quinta. Na sexta-feira, além de uma palestra para os estudantes no período da manhã, a instituição participou da Mostrei com o Sebrae Móvel, escritório itinerante em forma de van especialmente adaptada para atender ao público interessado em informações sobre empreendedorismo. Equipada com computadores, acesso à internet e material informativo, esta unidade móvel ofereceu orientação precisa para quem busca iniciar ou aprimorar seu pequeno negócio.
Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP, Eduardo Rantin, a Mostra da Etec foi um grande sucesso. “A qualidade dos projetos e a orientação que os alunos receberam sobre metodologias de gestão nos permitiram enriquecer e aprofundar ainda mais nossa abordagem com eles”, comentou.
A programação incluiu exposições de trabalhos dos alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico e dos cursos técnicos noturnos, que apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) em um simpósio temático. As salas de exposição abordaram a Agenda 2030 por meio de banners explicativos e apresentações dinâmicas, oferecendo uma experiência interativa ao público. Empresas locais também marcaram presença nos painéis, possibilitando troca de experiências e oportunidades de networking.