Projeto de produção de absorventes vence disputa de cases no Avance Chronos 2024
Com o objetivo de inovar, inspirar novas lideranças, promover o desenvolvimento dos jovens empreendedores e a troca de conhecimento, a Produção Jr, Empresa Júnior (EJ) do Departamento de Engenharia da UFSCar, venceu a batalha de cases do “Avance Chronos 2024: o tempo é agora”. O evento aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro, no Hotel Nacional Inn, em São Carlos, promovido pelo Núcleo de Empresas Juniores de São Carlos (NuSC).
A equipe apresentou um projeto de consultoria desenvolvido para o Instituto Angelim, cujo foco foi estruturar as etapas de execução do Projeto Unidade de Produção de Absorventes Íntimos Femininos – Para uma Vida Sem Barreiras, que visa produzir absorventes acessíveis, além de gerar renda e emprego para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Com a consultoria, o Instituto Angelim pôde identificar os custos e condições para implantação da máquina de produção, além de mapear os desafios da fabricação e comercialização do produto.
Outras iniciativas promovidas pela Produção Jr também foram divulgadas, evidenciando como o grupo incentiva a diversidade, impacta o ecossistema e fortalece o protagonismo estudantil.
Ao final das apresentações, os congressistas e uma banca avaliadora votaram, consagrando a Produção Jr campeã da categoria com base no case apresentado.
“Fundada em 2000 por alunos do curso de Engenharia de Produção da UFSCar, a Produção Jr já desenvolveu centenas de projetos nesses 24 anos. Estamos muito felizes por vencer a batalha de cases com a consultoria realizada para o Instituto Angelim, que agora pode avançar no desenvolvimento da Unidade de Produção de Absorventes Íntimos Femininos, promovendo acessibilidade, geração de renda e emprego para mulheres em vulnerabilidade”, disse Maria Fernanda Furtado, representante da EJ.
Vanja Porto, presidente do Instituto Angelim, parabenizou a Produção Jr pela conquista e destacou: “A consultoria foi fundamental para identificar os valores, definir as condições para a implantação da máquina de produção e compreender os desafios relacionados à fabricação e venda dos absorventes íntimos femininos.”
Já Mirlene Simões, coordenadora de estudos e projetos do Instituto Angelim, detalhou as etapas iniciais do projeto: “No primeiro semestre deste ano, realizamos uma atividade inicial por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, sensibilizando mulheres sobre empreendedorismo na área de saúde feminina. A participação da Produção Jr foi essencial para definir o orçamento, estruturar o plano de produção e elaborar o prospecto da unidade. Agora, apresentaremos os próximos passos e agradecemos imensamente a contribuição desses jovens engenheiros.”
O Avance Chronos 2024 foi um evento regional focado no universo empresarial, promovendo networking, inovação e aprendizados valiosos para os participantes.