O candidato derrotado nas eleições municipais de São Carlos, Newton Lima, do PT, divulgou uma nota pública criticando duramente a aprovação das novas Taxas do Lixo e de Iluminação Pública pela Câmara Municipal. Segundo ele, a medida contradiz o discurso de campanha do prefeito eleito, Netto Donato, e evidencia um comportamento antidemocrático na condução do governo.
Na terça-feira (26), os vereadores aprovaram dois projetos de lei enviados pelo Executivo no final do ano, instituindo a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos e a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública. Essas taxas, que entram em vigor a partir de 2025, irão onerar os munícipes em até R$ 33,36 na conta de água e R$ 23,60 na conta de energia elétrica.
Para Newton Lima, a criação dessas taxas vai contra as promessas feitas por Netto Donato durante a campanha eleitoral, nas quais o então candidato garantiu que não haveria aumento de impostos ou criação de novos tributos. “Enquanto iludia o eleitor com discursos mentirosos, Netto Donato e seu consórcio político já trabalhavam na criação das novas taxas”, acusou Lima.
Ele também lamentou a postura dos parlamentares que aprovaram as propostas, com exceção dos vereadores Raquel Auxiliadora (PT), Djalma Nery (PSOL) e Azuaite Martins de França (Cidadania), que votaram contra. “É lamentável que a maioria dos vereadores tenha aprovado essas taxas sem qualquer transparência ou espaço para debates com a população”, afirmou.
A nota ainda classificou a conduta do governo Netto Donato como “antidemocrática e covarde”, criticando a falta de diálogo com a sociedade. Newton Lima encerrou a declaração reforçando que, durante a campanha, seu grupo foi alvo de fake news, sendo acusado injustamente de planejar aumentos de impostos.
Outro lado
Durante a coletiva de imprensa onde anunciou o seu secretariado, o prefeito eleito Netto Donato afirmou que respeita a decisão de Airton Garcia. “São exigências do Ministério Público, de lei federal, e o prefeito Airton Garcia entendeu que era adequado fazer e a gente respeita”, declarou.
A polêmica promete se desdobrar nos próximos meses.