O combate às arboviroses continua sendo um desafio em São Carlos. Até o momento, 29.978 notificações de Dengue foram registradas este ano, resultando em 16.210 casos positivos, dos quais 15.478 são autóctones e 732 importados. Apenas na última semana, 22 novos casos foram confirmados. O município contabiliza ainda 4 óbitos confirmados por Dengue, enquanto outros 3 seguem em investigação.
Situação de outras arboviroses
Além da Dengue, os números também mostram notificações para outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti:
- Chikungunya: 323 notificações, sendo 286 descartadas, 4 confirmadas (3 autóctones e 1 importado) e 37 aguardando resultado de exames.
- Zika: 171 notificações, todas descartadas.
- Febre Amarela: 3 notificações, também todas descartadas.
Alerta e Prevenção
A Secretaria de Saúde reforça a importância das ações de prevenção para evitar a proliferação do mosquito transmissor, como eliminar recipientes que acumulam água, manter caixas d’água tampadas e descartar corretamente materiais inservíveis.
Além disso, a população deve ficar atenta a sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas na pele, e procurar assistência médica imediatamente ao surgirem os primeiros sinais.