Prefeitura e a ACISC seguem empenhadas em manter o clima natalino acolhedor
A Prefeitura Municipal esclareceu que a queda das renas decorativas na Praça do Mercado Municipal foi causada por ventos fortes e não por atos de vandalismo, como inicialmente suspeitado. A decoração natalina, inaugurada no dia 16 de novembro, tem encantado moradores de São Carlos e visitantes pela beleza e pelo capricho nos detalhes, como parte de um esforço anual da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), com apoio da prefeitura, para valorizar os espaços públicos, além de promover o comércio local.
O monitoramento por câmeras de vídeo da Guarda Municipal registrou o momento do incidente na noite de quarta-feira (11). “Nós temos um reforço de monitoramento pela Guarda Municipal na região do comércio central da cidade em função das compras de fim de ano e, por volta das 22h20, um vento forte derrubou as renas da decoração natalina. Os guardas municipais recolheram os pedaços das peças danificadas”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini.
Com isso, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social confirmou que não houve qualquer ato de vandalismo relacionado ao incidente.
A queda dos enfeites gerou preocupação inicial entre comerciantes e frequentadores da praça. A ACISC informou que os enfeites danificados serão retirados, já que não há tempo suficiente para a manutenção antes do fim do período natalino.
Ivone Zanquim, presidente da ACISC, reforçou a importância de preservar o patrimônio público e agradeceu o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar na intensifidade das rondas, mesmo com todas as dificuldades de efetivo encontradas. “Em nome da nossa entidade, agradecemos as forças de segurança da nossa cidade por todo o esforço que tem feito. Cuidar da cidade é uma responsabilidade coletiva. Esse esforço não apenas promove o bem-estar, mas também simboliza união e valorização da nossa comunidade”, destacou.
Apesar do ocorrido, a Prefeitura e a ACISC seguem empenhadas em manter o clima natalino acolhedor, garantindo que os moradores de São Carlos e visitantes de toda a região, possam aproveitar as festividades de fim de ano e comprar no comércio da cidade.