Esquerda lança chapa à Mesa Diretora da Câmara de São Carlos com apoio de Newton Lima
A coletiva de imprensa que anunciou a chapa de esquerda que vai concorrer à Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Carlos para o Biênio 2025-2026, ocorrida na manhã desta quarta-feira, 18, contou com a presença do ex-prefeito Newton Lima (PT), que disputou as eleições majoritárias em 2024 e destacou a importância da bancada de esquerda no cenário político local.
Questionado sobre seu papel na oposição ao futuro governo, Newton afirmou. “Meu papel será participar, quando convidado, das reuniões da Frente Democrática, que será restabelecida na cidade no próximo ano. Essa frente teve um papel fundamental nas eleições de dois anos atrás, ajudando na expressiva votação do presidente Lula e do governador Haddad. O projeto agora é a reconstrução da Frente Democrática com foco em 2026, envolvendo nossos cinco vereadores e todas as forças políticas que defendem o Estado Democrático de Direito, a Constituição e a reeleição do presidente Lula”, disse.
Newton destacou ainda o compromisso da Frente em promover debates intensos com a população e dar continuidade às denúncias apresentadas durante a campanha. “A Frente também terá o objetivo de acompanhar todas as denúncias que estão sob análise dos órgãos de controle e todas aquelas que surgirem contra o Executivo serão estudadas. Nossa tarefa tem dois eixos: a defesa da democracia e a ética na política”.
O ex-prefeito elogiou a chapa apresentada pela bancada de esquerda e ressaltou sua postura de enfrentamento ao desrespeito institucional. “Essa bancada tem valores sólidos e uma missão clara: exigir respeito ao Legislativo, às atividades do Parlamento e aos direitos da população. Infelizmente, vimos essa Casa ser transformada em um espaço onde vereadores de oposição foram desrespeitados, e isso é um desrespeito direto à população. Esse cenário precisa mudar, e a Frente Democrática será uma retaguarda para que nossos cinco companheiros na linha de frente cumpram essa tarefa.”, finalizou.