A chuva forte que atingiu São Carlos neste sábado (21) causou alagamentos e exigiu uma rápida resposta de diversos setores da Prefeitura. Até a meia-noite, foram registrados 45,4 mm de precipitação. Na sexta-feira, o volume já havia sido de 34,8 mm, segundo informações da Defesa Civil.
As equipes das secretarias de Serviços Públicos, Obras e do SAAE, além da Guarda Municipal e da própria Defesa Civil, trabalharam intensamente para restabelecer as condições normais nos pontos afetados. “Temos mais de 50 pessoas atuando desde a noite de sábado, identificando os locais e realizando a limpeza, além da desobstrução de bocas de lobo que causaram alagamentos”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Marcelo Targas.
O trabalho continuará durante todo o domingo, com as equipes em alerta para possíveis novas chuvas, embora a previsão seja de menor intensidade. “É essencial identificarmos e corrigirmos os pontos onde houve interrupção no escoamento da água para evitar novos transtornos”, acrescentou Targas.
Além disso, as equipes distribuíram lonas para uma residência e um ponto comercial que precisaram de assistência emergencial.
Outro destaque foi o desempenho das obras de combate às enchentes realizadas nos últimos anos. O secretário de Obras Públicas, Leonardo Lázaro Silva, ressaltou a eficiência do escoamento de água na rotatória do Cristo, no viaduto da Rumo, no piscinão da Travessa 8, na Vila Prado, e nas intervenções na área do CDHU. “O conjunto de obras já está contribuindo para que a cidade enfrente cada vez menos transtornos com alagamentos. O grande volume de água em pouco tempo demonstra que, com as obras planejadas pela Prefeitura, estamos caminhando para solucionar definitivamente os problemas de enchentes”, afirmou o secretário.