Neste 25 de dezembro, a Fundação Doutor Amaral Carvalho, mantenedora do Hospital Amaral Carvalho, comemora 109 anos de uma trajetória marcada pela dedicação ao cuidado, pela excelência no tratamento oncológico e pelo atendimento humanizado. Desde suas origens como Maternidade, a Instituição evoluiu para se tornar um dos maiores centros de referência em oncologia no Brasil, sempre preservando sua essência: acolher e cuidar das pessoas com dignidade.
“O objetivo inicial do Hospital Amaral Carvalho era a maternidade de Jahu, com a preocupação central de oferecer assistência pré-natal e neonatal. Portanto, a humanização já nasce no cerne do Hospital. Desde então, evoluímos significativamente como um hospital oncológico, tornando-nos o maior centro de transplantes de medula óssea do País. Atualmente, somos uma Instituição de ensino, oferecendo residência médica em diversas especialidades e contando com um Centro de Pesquisa que desenvolve várias pesquisas clínicas, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Essa constante evolução reflete o compromisso dos funcionários do Hospital Amaral Carvalho com a humanização, que continuará a ser o objetivo primordial da Instituição”, ressalta o diretor-superintendente, Antonio Navarro.
Reconhecido nacionalmente, o Hospital Amaral Carvalho é hoje um símbolo na luta contra o câncer, destacando-se, entre outros, como o maior centro de transplante de medula óssea do país, com mais de 13 mil procedimentos realizados. No último ano, o HAC já atendeu mais de 79 mil pacientes de 960 municípios brasileiros, mantendo sempre o foco no bem-estar dos pacientes e familiares. Esse diferencial é celebrado não apenas pelos números, mas também pelos relatos emocionantes de quem vivenciou o cuidado e a humanização oferecidos pela Instituição.
Gabriela Coutinho, mãe do pequeno Samuel, paciente da Pediatria, enfatiza todo o cuidado que recebe dentro do HAC. “Sou grata a todos vocês pelo cuidado que têm com o meu filho e comigo. Toda a humanização do hospital torna nossa jornada aqui mais agradável”, comenta.
Maria Aparecida, de Salto/SP, também compartilha sua gratidão: “O Hospital Amaral Carvalho salvou a minha vida. Eu sou grata por todo o tratamento que recebi. Hoje, faço o meu trabalho voluntário dentro do projeto ‘Peito Seguro’ para retribuir tudo o que recebi desse hospital. Ninguém quer estar aqui dentro, mas, se for necessário, que seja o Hospital Amaral Carvalho”, ressalta a paciente.
Já Vanessa Caparelli, mãe da Valentina, paciente da Pediatria que hoje está curada, ressalta o diferencial do acolhimento. “Nós só temos gratidão ao hospital. O cuidado aqui vai além do tratamento. Vocês cuidam de todos como se fôssemos família”, enfatiza.
Neste aniversário de 109 anos, o Hospital Amaral Carvalho agradece a todos que tornam sua missão possível: colaboradores, voluntários, doadores, apoiadores e parceiros. É graças à dedicação diária de cada um que a Instituição continua transformando vidas e mantendo o compromisso de oferecer não apenas tratamento de excelência, mas também cuidado e respeito em cada atendimento.