A Eixo SP Concessionária de Rodovias segue com o plano de ação para a desobstrução de trechos afetados por deslizamentos após chuva torrencial na tarde de sábado, 21. Há uma intensa mobilização no trecho, mas as chuvas volumosas ainda são um desafio para o avanço das frentes operacionais.
Desde segunda-feira, 23, quando foi verificada a segurança para operar em alguns segmentos, um efetivo de 50 homens está mobilizado para a remoção dos sedimentos. Para retirar a lama, pedras e árvores levadas pela água até a rodovia, são mais de 30 veículos entre escavadeiras, retroescavadeiras, minicarregadeiras e caminhões basculantes.
A Concessionária tem o apoio das prefeituras e Santa Maria da Serra e de Torrinha para levar estes materiais até pontos de descarte. Já foram retirados do local mais de 2,5 toneladas de detritos.
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O pluviômetro localizado na área da serra registrou mais de 360 milímetros no mês de dezembro. Em uma semana, foram 261 milímetros – o equivalente a 72% registrado no mês
A Eixo SP montou um ponto de apoio para dar celeridade ao restabelecimento do tráfego na Geraldo de Barros na base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), no quilômetro 243.
Desvios
A interdição entre os quilômetros 225 e 245 permanece por tempo indeterminado.
Os pontos de acesso à via estão sinalizados e os motoristas, orientados sobre rotas alternativas. O acesso a Torrinha poderá ser feito pela SP 304 – Rodovia Deputado Amauri Barroso de Souza (Jaú – Torrinha) e pela SP 197 – Rodovia Doutor Américo Piva (Brotas – Torrinha), cujo acesso se dá pela SP 225 – Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano (Jaú – Itirapina).
Já o acesso a Santa Maria da Serra poderá ser feito pela SP 191 (Rio Claro – São Pedro) seguindo pela SP 304 – Rodovia Geraldo de Barros (São Pedro – Santa Maria da Serra). A outra alternativa é a SP 191 (São Manuel – Santa Maria da Serra). Os pontos seguem sinalizados por cones, placas de orientação e apoio operacional da Eixo SP.
“Há um avanço nos trabalhos, mas ainda contamos com o tempo firme para dar celeridade à limpeza da rodovia. Só então iremos dimensionar os danos e, efetivamente, elaborar o plano de obras para recuperar os danos causados o que foi prejudicado. Nossa intenção é restabelecer o tráfego no mais breve período possível, mas a segurança dos trabalhadores é inegociável. E os transtornos com os desvios são inevitáveis, também por priorizarmos a integridade dos usuários”, conclui José Geraldo de Andrade, superintendente de Obras da Eixo SP.