A Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC) e a Sapienza Università di Roma firmaram um importante acordo de cooperação técnica e científica, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências entre as duas instituições. O termo de compromisso foi assinado pela diretora-presidente da FPMSC, Maria Isabel Alves Lima, e pela Profa. Daniela Esposito, diretora do Departamento de História, Desenho e Restauro da Faculdade de Arquitetura da universidade italiana.
A parceria, articulada ao longo de 2024 pelo arquiteto da FPMSC, Rodrigo Peronti Santiago, e pela Profa. Simone Vizioli, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), tem como coordenação a diretoria do Arquivo e Museu da Fundação, juntamente com o Prof. Alfonso Ippolito, da Sapienza.
O desejo de formalizar a cooperação internacional começou a se concretizar em 2022, quando a Estação Ferroviária de São Carlos, patrimônio tombado de relevância estadual e municipal e sede da FPMSC, foi escaneada em 3D por pesquisadores da universidade italiana. Essa ação fez parte de um projeto de pesquisa conjunta com o IAU-USP, com o qual a Fundação Pró-Memória já realiza diversas parcerias.
As áreas de interesse da colaboração envolvem estudos sobre a cidade e as arquiteturas brasileira e italiana, metodologias de intervenção para recuperação de áreas e edifícios históricos, digitalização do patrimônio arquitetônico e reabilitação de bens edificados em desuso.
O convênio também prevê a elaboração conjunta de projetos de pesquisa, organização de eventos científicos e culturais, intercâmbio de informações e publicações acadêmicas, além do intercâmbio de pesquisadores e cursos compartilhados.
A colaboração com a Sapienza Università di Roma, uma das maiores e mais prestigiadas universidades da Europa, traz uma valiosa contribuição para as ações de preservação e difusão do patrimônio cultural são-carlense, alicerçando ainda mais a Fundação Pró-Memória em sua missão.
O primeiro resultado tangível dessa parceria será o lançamento da publicação “140 Anos da Estação Ferroviária de São Carlos: História e Arquitetura”, que será lançado em março de 2025. O livro comemorativo sobre a construção da estação contará com contribuições de pesquisadores da FPMSC, IAU-USP e Sapienza, e promete ser um importante marco na história do patrimônio arquitetônico da cidade.