Policiais Militares de Ibaté atenderam a uma denúncia anônima, na manhã desta quarta-feira, 22, resultando na identificação de um adolescente cultivando maconha dentro de sua residência, no bairro Jardim Popular.
De acordo com o boletim de ocorrência, a denúncia foi recebida via COPOM e relatava o plantio de cannabis sativa no interior do imóvel. Ao chegarem ao local, os policiais foram atendidos pela mãe do adolescente, que autorizou a entrada em sua casa.
Na área interna da residência, os agentes localizaram uma planta de maconha com 26 gramas, que o adolescente teria admitido ter cultivado a partir de sementes obtidas por meio de cigarros de entorpecente. Ele também declarou ser usuário da substância, mas negou envolvimento com tráfico de drogas.
A planta foi apreendida e enviada para análise no Instituto de Criminalística (IC) e o adolescente conduzido à Delegacia de Polícia de Ibaté, onde prestou depoimento na presença de sua mãe.
O caso será encaminhado ao Juízo competente para as providências cabíveis, considerando os parâmetros da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a posse de pequenas quantidades de maconha para uso pessoal (tema 506 do RE 635.659).
O fato foi registrado como ilícito extrapenal, com aplicação das medidas previstas na legislação, como advertências e encaminhamento a programas educativos.