
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza um mutirão de combate ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, nesta sexta-feira (07/02) e sábado (08/02), nos bairros Vila Marina, Brasília, Costa do Sol, Tijuco Preto e Estância Suíça.
Os Agentes de Combate às Endemias, com apoio da Secretaria Municipal de Conservação e Mobilidade Urbana, irão vistoriar imóveis, eliminar criadouros do mosquito e recolher inservíveis das áreas de risco.
Segundo Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, os bairros foram selecionados com base no número de notificações e casos confirmados. “Foram 126 notificações, com 49 casos confirmados e 57 aguardando resultado de exame. Vamos orientar os moradores sobre a importância de eliminar os criadouros e destacar que a vigilância deve ser constante, já que os ovos podem permanecer latentes por até 450 dias”, alerta.
Leandro Pilha, secretário municipal de Saúde, destacou que materiais inservíveis também serão recolhidos durante as vistorias, visando manter o ambiente livre de criadouros. “A eliminação de criadouros é a medida mais eficaz para combater o mosquito”, afirmou Pilha.
O prefeito Netto Donato reforçou a importância do esforço conjunto da população para o combate à dengue. “A participação da população nos mutirões é essencial para garantir que o Aedes aegypti não se prolifere. A prevenção é a melhor estratégia”, concluiu.
Atualmente, São Carlos registra 1.005 notificações para Dengue, com 265 casos positivos, todos autóctones, e 430 aguardando resultado de exame. Não há registros de Febre Amarela até o momento.
O mutirão acontecerá com concentração das equipes às 7h30 no Ginásio de Esportes Zuzão (Vila Brasília). Na sexta-feira, a vistoria será das 8h às 17h na Estância Suíça e Vila Marina, e no sábado, das 8h às 13h, na Vila Costa do Sol, Vila Brasília e Tijuco Preto.