
A Prefeitura de Itirapina divulgou uma nota oficial neste sábado (8) esclarecendo as providências tomadas após os recentes incidentes envolvendo pirambebas na Represa do Broa. Diante da situação inédita, foi publicado o Decreto nº 4.270, que proíbe temporariamente a presença de banhistas e impõe restrições às atividades aquáticas na região, seguindo a recomendação do Corpo de Bombeiros para garantir a segurança da população.
Para buscar soluções eficazes, especialistas e órgãos ambientais foram acionados, incluindo a CETESB, a gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Cuesta Corumbataí, o Comitê de Bacias Hidrográficas, a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP Águas) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
O IBAMA já protocolou o caso no setor responsável por espécies invasoras (Processo 02027.000725/2025-91) para análise e recomendações, enquanto a SP Águas aguarda manifestação da Diretoria de Bacia do Médio Tietê (Processo 137.00001759/2025-21). Além disso, os professores Alberto Carvalho Peret (UFSCAR) e Ricardo Jucá Chagas (UESB) recomendaram estudos e monitoramento para levantar informações detalhadas sobre a presença dessas espécies no local.
Em reunião com a Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, a Associação de Moradores e Proprietários de Imóveis no Broa (APIB) e um biólogo especialista, foram definidas três frentes de ação imediatas:
- Contratação de uma empresa especializada para monitoramento da ictiofauna da represa, permitindo um estudo detalhado sobre a frequência das espécies e os períodos e locais de maior risco relacionados às pirambebas.
- Criação de uma lei municipal para regulamentar a pesca no município, incluindo a proibição da soltura de espécies invasoras.
- Organização de um campeonato de pesca de piranhas, promovido pela APIB, respeitando todas as regulamentações ambientais, especialmente as restrições do período da Piracema.
A Prefeitura de Itirapina reforça seu compromisso com a segurança da população e dos turistas e seguirá informando a comunidade sobre novas medidas que possam ser necessárias para conter o problema e preservar o equilíbrio ambiental da Represa do Broa.