
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, fez um balanço do mutirão realizado na sexta (07/02) nos Estância Suíça e Vila Marina e no sábado (08/02) na Vila Costa do Sol, Vila Brasília e Tijuco Preto.
No total foram recolhidos 10 caminhões com inservíveis. Foram retirados dos quintais das residências sofás, colchões, madeira, garrafas pets, pneus, móveis velhos, brinquedos e muitos recipientes com larvas, além de entulhos jogados nas vias públicas.
Segundo Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, foi uma ação realizada com apoio da Secretaria Municipal de Conservação e Qualidade Urbana e do SAAE. “Em 90% dos locais visitados havia criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Os agentes visitaram as residências dos bairros, infelizmente, a maioria com criadouros do mosquito, o que é extremamente preocupante”, garantiu Denise.
Em 2025 já foram registradas 1.588 notificações para Dengue, com 577 casos descartados e 403 casos positivos, sendo todos autóctones, 608 ainda aguardam resultado de exame. Para Chikungunya foram registradas 20 notificações, com 16 casos descartados e 4 aguardando resultado de exame do Instituto Adolfo Lutz. Para Zika foram registradas 15 notificações, com 15 casos descartados e Febre Amarela até o momento não foi registrada nenhuma notificação.
Chuva com calor intenso é um cenário propício para o aumento do número de casos positivos de Dengue. “Nas primeiras semanas de janeiro de 2025 foram registrados muitos casos e agora em fevereiro não está sendo diferente, por isso é sempre importante reforçar os cuidados. O esforço de combate à dengue é tarefa de todas as esferas de governo, mas também passa pelo compromisso de cada brasileiro e brasileira em sua esfera de atuação. Para isso, bastam dez minutos da rotina de cada cidadão que podem fazer muita diferença na prevenção e na eliminação dos criadouros do mosquito”, disse o secretário de Saúde, Leandro Pilha.
Já é sabido que para prevenir a Dengue é necessário evitar o acúmulo de água, uma vez que o mosquito deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios do líquido. No entanto, existem diversas dicas que podem turbinar a prevenção da dengue. Confira: tomar a vacina (disponível para crianças e jovens de 10 a 14 anos); coloque tela nas janelas, coloque areia nos vasos de plantas, não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos, atenção redobrada com piscinas e aquários; use repelentes, principalmente em viagens ou em locais com muitos mosquitos, é um método importante para se proteger contra a dengue.
A Secretaria de Saúde está preparando um novo mutirão para o dia 22/01, os bairros serão definidos pelo o número de casos positivos.