
Um homem de 65 anos registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Ibaté nesta quarta-feira, 12, após ser vítima de um golpe de estelionato aplicado através do aplicativo de mensagens WhatsApp. O caso, que ocorreu no dia 7 de fevereiro, envolveu a transferência indevida de R$799,99 para uma conta de terceiros.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima foi contatada por um indivíduo que se identificou como “M.”, representante do Banco Mercantil, instituição na qual a vítima possui conta. O golpista utilizou o número (19) 99846-6662 e apresentou um CNPJ falso para se passar por funcionário do banco. O criminoso ofereceu à vítima a opção de redução de parcelas, o que despertou o interesse do cliente.
Após a vítima demonstrar interesse, o golpista enviou um link que direcionava para o aplicativo do Banco Mercantil instalado no celular da vítima. O criminoso instruiu a vítima a não acessar a conta diretamente, alegando que isso impediria o desconto de qualquer valor. No entanto, ao acessar o aplicativo, a vítima percebeu que uma transferência no valor de R$799,99 havia sido realizada para a conta de “G.A.L.R.”, através da instituição PAGSEGURO INTERNET IP S.A.
A vítima informou que fez o boletim de ocorrência para cumprir com as medidas administrativas necessárias junto ao Banco Mercantil, na tentativa de reaver o valor transferido indevidamente. Ele também foi orientado pela polícia sobre o prazo decadencial de seis meses para oferecer representação criminal contra os responsáveis pelo golpe.
O caso foi registrado como crime consumado de estelionato e será apreciado pelo delegado titular da delegacia. A polícia investiga o ocorrido e busca identificar os responsáveis pelo golpe, que vem se tornando cada vez mais comum através de aplicativos de mensagens.