
Evento celebrou a conclusão de uma etapa fundamental na formação dos profissionais da saúde
No último sábado (15), a Santa Casa de São Carlos, por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), promoveu a cerimônia de entrega dos certificados dos programas de Residência Médica e Multiprofissional. Os certificados foram entregues aos residentes das áreas de Fisioterapia, Nutrição, Enfermagem e Psicologia, além dos médicos residentes das especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria.
Durante a solenidade, o diretor do IEP, André Mascaro, ressaltou a importância do momento para os residentes, enfatizando que essa conquista reflete dedicação, empenho e aprendizado, valores compartilhados ao longo da trajetória na Santa Casa. “Hoje celebramos não apenas a conclusão de um ciclo, mas também o início de uma nova fase na trajetória profissional de cada um. Aqui, buscamos formar profissionais altamente capacitados, que levem consigo não apenas conhecimento técnico, mas também o compromisso com a humanização e a excelência na assistência à saúde. A missão da Santa Casa é ser referência em ensino e assistência, e o IEP tem um papel fundamental nessa jornada.”
O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, destacou o impacto da residência médica na evolução da instituição e na formação de novos especialistas. “A criação dos programas de residência médica representou um marco na história da Santa Casa de São Carlos. Em 2014, transformamos a instituição em um hospital de ensino, iniciando um processo contínuo de crescimento e aprimoramento. Hoje, temos a satisfação de ver mais uma turma concluindo essa etapa, levando consigo conhecimento, experiência e o compromisso com a excelência na assistência à saúde. Nosso objetivo é seguir investindo no ensino e na qualificação dos profissionais, garantindo um atendimento cada vez mais qualificado à população.”
O evento foi marcado por um momento de emoção com a homenagem ao Dr. Félix Rosa, residente que deveria estar entre os formandos, mas faleceu no final do ano passado. Como reconhecimento à sua trajetória e contribuição, a nona turma dos Programas de Residência Médica da Santa Casa de São Carlos recebeu o seu nome. O provedor Antonio Valério entregou uma placa em homenagem ao Dr. Félix para suas companheiras de curso, e a equipe de Cirurgia, da qual ele fazia parte, também prestou uma homenagem. Além disso, a coordenadora do Grupo de Voluntárias da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, Sra. Nilce Morillas entregou flores em sinal de respeito e carinho.
A cerimônia reuniu diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito de São Carlos, Roselei Françoso, que representou também o prefeito Neto Donato; o vereador Lucão Fernandes, presidente da Câmara Municipal; a chefe de gabinete Crislaine Aparecida Antônio Mestre, representando o secretário de Saúde Leandro Pilha; além do diretor técnico da Santa Casa, Dr. Roberto Muniz Junior; do diretor administrativo-financeiro, Dr. Danilo Carvalho Oliveira; do vice-diretor técnico, Dr. Flávio Guimarães; do diretor clínico, Dr. Bento Moraes; do gerente médico, Dr. Rodrigo Bolini; do coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME), Dr. Rafael Luis Luporini; e da coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional, Tamara Rodrigues Destro. Também marcaram presença professores, mesários da Santa Casa, coordenadores e preceptores dos programas de residência médica e multiprofissional.