
Gestores da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e membros do Conselho Municipal de Turismo de São Carlos aprovaram, na reunião realizada na última segunda-feira (24/01), alterações na Lei 21.125/22, que regulamenta o Conselho Municipal de Turismo.
Entre as mudanças aprovadas por unanimidade, destacam-se a alteração da nomenclatura de COMUNITUR para COMTUR e a reformulação do Regimento Interno. As propostas agora seguem para análise e votação na Câmara Municipal de São Carlos.
O secretário adjunto de Turismo, Hícaro Alonso, ressaltou a importância dessas reuniões para o alinhamento estratégico, fortalecimento do setor e ampliação da participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas. Segundo ele, a mudança de nomenclatura acompanha a padronização adotada pelo Governo do Estado de São Paulo, facilitando a identificação do Conselho nos municípios.
“Uma das metas do prefeito Netto Donato é tornar São Carlos mais atuante no cenário turístico, resgatando e fortalecendo o trade do setor. A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo reconhece o turismo como um importante gerador de renda e desenvolvimento econômico, impulsionando o PIB estadual. Ciente desse potencial, o prefeito tem direcionado esforços para a implementação de políticas públicas estratégicas que valorizem o turismo local, aproveitando a localização privilegiada da cidade, seu rico acervo histórico e natural, além do turismo de negócios, que impulsiona outras vertentes do setor”, destacou Alonso.
A presidente do Conselho Municipal de Turismo, Marilda Santos, também reforçou a relevância dos encontros. “Essas reuniões nos permitem alinhar demandas, desenvolver propostas e fortalecer a integração entre os segmentos da Cultura e do Turismo. O trabalho conjunto é essencial para impulsionar o desenvolvimento turístico da cidade”, afirmou.
Participaram ainda da reunião Fabiana Nascimento, diretora do Departamento de Qualificação do Turismo, e Manoel Virgínio, diretor do Departamento de Promoção Turística da SMCT.