
A partir do final de março, a concessionária Ecovias Noroeste Paulista dará início às obras de construção da terceira faixa na Rodovia Washington Luís (SP-310), no trecho que atravessa São Carlos, entre o Jardim Embaré e trevo de acesso à Descalvado. O projeto prevê a implantação de 19,2 quilômetros de faixas adicionais, sendo 10 km no sentido capital-interior (norte) e 9 km no sentido interior-capital (sul). As intervenções serão realizadas entre os quilômetros 227+800, próximo ao trevo de acesso a Descalvado, e 242+500, já nas proximidades do município de Ibaté.
Para otimizar o espaço e evitar grandes desapropriações nas laterais da rodovia, a terceira faixa será construída, em sua maioria, no canteiro central. Com um investimento que ultrapassa os R$ 150 milhões, a obra abrange uma série de melhorias estruturais, incluindo pavimentação, drenagem, sinalização e instalação de iluminação na marginal. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em abril de 2027.
Marginal, ciclovias e novas estruturas
Além da ampliação da pista, o projeto contempla a construção de uma via marginal com 3,1 km de extensão – 2,3 km na pista norte e 0,77 km na pista sul –, que conectará a Avenida Getúlio Vargas, no bairro Jardim Novo Horizonte, à Rua Teotônio Vilela, no Jardim Tangará. A marginal terá duas rotatórias adequadas para facilitar o acesso. Outras melhorias incluem a criação de 3,9 km de ciclovias e calçadas, além da instalação de duas novas passarelas para pedestres nos quilômetros 231+100 e 236+200, complementando as três já existentes no trecho.
A concessionária também planeja a construção de uma nova Área de Descanso para Caminhoneiros (ADC) no quilômetro 252, próximo a Ibaté, e a adequação de Obras de Arte Especiais (OAEs), como pontes e viadutos, para suportar o novo traçado.
Gerenciamento de tráfego e segurança
Segundo Danyel Nunes, Diretor Superintendente da Ecovias Noroeste Paulista, o projeto foi planejado para atender às exigências do contrato de concessão firmado com o governo paulista, sob supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP). Durante as obras, a empresa adotará um rigoroso plano de gerenciamento de tráfego para minimizar transtornos aos motoristas. “Estamos comprometidos em manter o fluxo nas faixas não afetadas e em informar a população com antecedência sobre qualquer alteração, seja por meio da imprensa, redes sociais ou sinalização na rodovia”, destaca Nunes.
A sinalização será reforçada com placas de advertência e orientação, seguindo as normas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP) e do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Painéis de mensagens variáveis ao longo do trecho concedido serão atualizados em tempo real, garantindo que os usuários estejam sempre cientes das condições da via. “Nosso foco é reduzir transtornos e assegurar a segurança de todos durante a execução da obra”, reforça o diretor.
Benefícios para a região
A terceira faixa na SP-310 tem como principais metas a redução do tempo de viagem e o aumento da segurança no trecho, que registra intenso tráfego de veículos pesados. Com mais espaço para circulação, espera-se uma diminuição de acidentes causados por ultrapassagens arriscadas. Já a nova marginal absorverá o trânsito urbano que hoje utiliza a rodovia, especialmente nos horários de pico na saída da Avenida Getúlio Vargas, melhorando a fluidez na região.
A obra também promete impulsionar a eficiência logística em São Carlos, beneficiando o transporte de mercadorias e reduzindo o tempo de deslocamento para motoristas e empresas locais.
Outras expansões previstas
A Ecovias Noroeste Paulista não limita seus planos ao trecho de São Carlos. Nos próximos meses, a concessionária iniciará obras de ampliação na Rodovia Washington Luís, na região de São José do Rio Preto, entre os quilômetros 425 (Cedral) e 454 (Mirassol), abrangendo ambos os sentidos da pista. Esse projeto está programado para ocorrer entre 2025 e 2028. Já entre 2037 e 2040, está prevista a duplicação de um trecho da Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), entre Taquaritinga e Borborema, passando por Itápolis.
Com essas iniciativas, a Ecovias reforça seu compromisso com a modernização da malha rodoviária paulista, promovendo segurança e desenvolvimento nas regiões atendidas por suas concessões.