
A Secretaria Municipal de Educação de Ibaté promoveu ontem, no auditório de sua sede, um evento dedicado à formação do quadro de apoio técnico e pedagógico. Estiveram presentes na palestra o prefeito Ronaldo Venturi (PSD), o secretário municipal de Governo, Fábio Gomes, e a secretária municipal de Educação, Rosângela Oliveira (Nova).
A programação incluiu apresentações culturais de música com Leonardo Barbano e Osmara Barbano, uma palestra sobre os diferentes tipos de racismo, ministrada pela educadora e ativista Adriana Aparecida da Silva, e uma exposição cultural conduzida pela afroempreendedora Fernanda Inácio.
Na abertura, o Prefeito Ronaldo Venturi destacou a relevância dessas ações formativas e reafirmou o compromisso de sua gestão com políticas afirmativas e o combate ao racismo. Ele também enfatizou a importância do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para Ibaté, que, entre 2025 e 2027, exige a realização de ações de letramento racial e outras iniciativas relacionadas, visando aprimorar o trabalho no serviço público e o atendimento à população.
O evento foi marcado por debates, pronunciamentos e reflexões sobre a luta contra o racismo na educação. O Secretário Adjunto de Assuntos Administrativos, Eder Carvalho, reforçou o empenho da Secretaria Municipal de Educação em promover uma educação antirracista. Já a Secretária Adjunta de Assuntos Pedagógicos, Daniele Graziela da Silva, comprometeu-se com a capacitação dos profissionais da educação para elevar a qualidade do ensino e promover equidade nas unidades escolares.
A Secretária Rosângela, por sua vez, reiterou os compromissos assumidos por sua equipe, destacando o diálogo como pilar da administração e afirmando que este é apenas o primeiro de muitos eventos planejados para o ano. Participaram da formação diretoras, vice-diretoras, coordenadores e toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.