
A Secretaria de Cultura e Turismo de São Carlos participou, na última quarta-feira (26/03), em Olímpia, do 3º workshop presencial de formação profissional e empregabilidade no Turismo, uma iniciativa da Academia do Turismo SP. O programa de qualificação foi criado para atender à crescente demanda por mão de obra qualificada no setor. Os cursos serão oferecidos pelo Centro Paula Souza, parceiro nas ações da Academia do Turismo SP, e realizados na Prefeitura. O evento foi organizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a Prefeitura de Olímpia.
A meta em todo o estado é oferecer 100 mil vagas para a qualificação de profissionais em hospitalidade, eventos e gestão, com cursos presenciais e online em 100 municípios, disponíveis até 2026. O programa Academia do Turismo abrange diversas frentes de qualificação, incluindo cursos rápidos de capacitação, incentivo à pós-graduação e mutirões de emprego, com o objetivo de tornar o setor mais inclusivo e repleto de oportunidades de crescimento profissional. O turismo é uma das forças da economia paulista, responsável por 9,6% do PIB estadual, atrás apenas da construção civil em termos de empregos gerados. O setor também emprega cerca de um milhão de trabalhadores com carteira assinada em São Paulo, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET).
O workshop contou com a participação de especialistas do meio acadêmico e empresarial, que discutiram tendências e desafios do setor, bem como as competências necessárias para o mercado de trabalho. O público foi composto por profissionais, estudantes, gestores e empreendedores. Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo e Viagens, destacou que a Academia do Turismo é o maior programa de capacitação e formação no setor de turismo do estado de São Paulo, com o objetivo de atender à crescente demanda por profissionais qualificados. “Desde a pós-pandemia de COVID-19, o setor de turismo tem uma grande demanda por mão de obra qualificada e empregabilidade. A qualificação profissional e o atendimento dessa necessidade do trade turístico são ações do Governo do Estado, determinadas pelo governador Tarcísio de Freitas, para toda a cadeia econômica do turismo”, afirmou Lucena.
O secretário também destacou que São Carlos e a região da Serra do Itaqueri são pautas importantes de investimentos e parabenizou a iniciativa do prefeito Netto Donato por criar a Secretaria de Cultura e Turismo. “Compreender que o turismo representa 10% do PIB do estado de São Paulo é uma oportunidade para empreender, gerar empregos e renda. Isso demonstra compromisso com a agenda do turismo e terá o apoio do Governo Estadual”, disse. “Queremos fortalecer a região de São Carlos. Temos voos comerciais a partir da cidade de Araraquara, que atendem toda a região. A Serra do Itaqueri, a partir de São Carlos e Brotas, precisa ter produtos organizados e colocados nas prateleiras do Brasil e do mundo. Esse potencial precisa ser transformado em potência, e o Governo do Estado vai apoiar o desenvolvimento turístico dessa região, trabalhando com as secretarias municipais de turismo, o trade e os conselhos municipais para promover essa oferta de uma região maravilhosa com potencial extraordinário”, frisou.
O secretário adjunto de Turismo de São Carlos, Hicaro Alonso, ressaltou a importância de buscar parcerias com o Governo do Estado de São Paulo para tornar sustentáveis as ações do trade turístico e a formação de mão de obra para o setor. “O Programa Academia do Turismo SP realiza essa formação em parceria com os municípios e instituições, com a meta de promover, estimular e desenvolver a educação, a pesquisa, a inteligência e a inovação voltadas aos recursos humanos e profissionais do setor de turismo, viagens, entretenimento, eventos e gastronomia. Sob a coordenação do prefeito Netto Donato, queremos trazer para São Carlos os cursos de formação da Academia do Turismo”, salientou Alonso.
O deputado Itamar Borges lembrou que, até o final de 2025, serão capacitados 22 mil profissionais para o setor de turismo de São Paulo e enfatizou que a cidade de São Carlos tem potencial para ser protagonista no setor. “O turismo é a forma mais rápida de impactar o desenvolvimento da cidade, gerando emprego e renda, e São Carlos vai se beneficiar disso. Estamos à disposição do prefeito Netto Donato e do nosso vice-prefeito Roselei Françoso, um abnegado que me cobra e pede parcerias. Vamos ajudar a potencializar os atrativos de São Carlos, sejam eles universitários, históricos, de negócios ou outras oportunidades que temos na cidade”, finalizou o deputado.
Também participaram do workshop, representando a Secretaria de Cultura e Turismo de São Carlos, Fabiana Nascimento, diretora de Qualificação do Turismo, e Manoel Virgínio, diretor de Promoção Turística.