
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal realizará, no dia 26 de abril, das 9h às 16h, a 5ª Feira de Adoção de Cães e Gatos. O evento busca incentivar a adoção responsável, contribuindo para a redução do abandono de animais na cidade.
Atualmente, o Canil Municipal abriga 184 cães e 114 gatos. Todos os animais disponíveis para adoção são castrados e possuem microchip de identificação, permitindo a localização em casos de abandono.
Para adotar, é necessário ter 18 anos ou mais e apresentar um documento pessoal com foto e comprovante de endereço. Desde o início do ano, 131 animais já encontraram um novo lar, mas, diariamente, outros são resgatados, muitos vítimas de maus-tratos ou abandono, especialmente na região da Água Fria, onde ninhadas inteiras são frequentemente deixadas.
“O objetivo é reduzir o número de animais abandonados e, ao mesmo tempo, cuidar daqueles que já sofreram com essa realidade. Cada adoção representa uma vida transformada. Além disso, adotar é uma forma de combater a exploração comercial de animais. Muitos criadouros mantêm cães e gatos em condições precárias, focados apenas no lucro. Optar por um pet de abrigo é dizer não a essa prática. No entanto, antes de adotar, é essencial avaliar se há estrutura e tempo para cuidar do animal, levando em conta os custos com alimentação, vacinas e atendimento veterinário, além do compromisso afetivo”, ressalta Samir Gardini, secretário adjunto de Bem-Estar Animal.
O Canil e Gatil Municipal está localizado na Estrada Washington José Pêra, nº 3.800, no bairro Água Fria.