
A Prefeitura de São Carlos protocolou, nesta segunda-feira (7), junto ao Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais (SINDSPAM), a solicitação de continuidade das tratativas do Acordo Coletivo de Trabalho, incluindo a análise das cláusulas sociais. A iniciativa, determinada pelo prefeito Netto Donato, foi formalizada pela secretária de Gestão de Pessoas, Ana Beatriz Sodelli.
O documento propõe o ajustamento de condições de trabalho para o período de 1º de março de 2025 a 28 de fevereiro de 2026 e contempla temas como a folga de aniversário dos servidores, fornecimento de café da manhã para operacionais, horário especial para estudos, além do início da reformulação do Plano de Carreira.
“Queremos avançar com as discussões para construir uma relação mais justa e produtiva entre a administração pública e seus profissionais. Nosso objetivo é garantir direitos, ampliar benefícios e valorizar quem presta serviço à população”, afirmou o prefeito Netto Donato.
Entre os pontos de destaque da proposta já aprovada pela Câmara Municipal estão o reajuste salarial de 6,56% — composto por 5,06% do IPCA mais 1,5% de aumento real — e o aumento do ticket refeição de R$ 1.005,00 para R$ 1.200,00. Também foi proposta a redução na contribuição do servidor para a cesta básica, variando de acordo com a faixa salarial.
A secretária Ana Beatriz reforçou a importância da aprovação das cláusulas sociais: “Além de reconhecer o valor do servidor, essas medidas contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável, motivador e eficiente”.
Segundo Lucinei Custódio, vice-presidente do SINDSPAM, e o diretor Gilberto Rodrigues, uma nova assembleia será convocada para que os servidores deliberem sobre os pontos ainda pendentes do acordo.