
Projeto sustentável e cultural será realizado no sábado (13), com pipoca, oficinas e filmes para toda a família na Praça do Centro Cultural do Jardim Cruzado
Ibaté recebe neste sábado, 13 de abril, uma programação especial e gratuita para toda a família com a chegada do CineSolarzinho — a versão infantil do primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar. A partir das 18h30, a Praça do Centro Cultural do Jardim Cruzado será transformada em uma verdadeira sala de cinema ao ar livre, com exibição de curtas-metragens ambientais e do filme O Reino dos Elfos, além de pipoca liberada, oficinas e atividades lúdicas.
Voltado especialmente ao público infantil, o projeto é uma oportunidade de lazer, aprendizado e consciência ambiental, unindo cultura, ciência, tecnologia e sustentabilidade. Toda a estrutura do cinema é transportada por um furgão adaptado com placas fotovoltaicas no teto, responsável por gerar a energia necessária para as sessões. Além disso, o espaço será decorado com materiais recicláveis e contará com experiências interativas para mostrar, de forma divertida, como a luz do sol se transforma em eletricidade.
Ação sustentável com impacto social
O CineSolarzinho é viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio do Grupo CPFL Energia (com a State Grid como acionista majoritária), apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura e Turismo. A realização é da Brazucah Produções e do Governo do Estado de São Paulo.
“Esse projeto é essencial para a democratização do acesso à cultura e à produção audiovisual no Brasil, especialmente em cidades que não possuem salas de cinema. O CineSolarzinho oferece uma experiência gratuita, acessível e transformadora para crianças e famílias”, afirma Cynthia Alario, idealizadora da iniciativa.
Além da exibição de filmes, o evento promove a educação ambiental e científica por meio de oficinas e atividades que estimulam o interesse das crianças pelas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O projeto também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e colabora com a campanha #EDUCASTEM2030, incentivando a participação de meninas nas áreas científicas.
Cultura, inclusão e tecnologia
“O apoio ao CineSolarzinho reforça nosso compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a construção de uma sociedade mais sustentável. É uma iniciativa que une diversão, educação e responsabilidade ambiental”, destaca Daniela Ortolani Pagotto, head do Instituto CPFL.
Com 12 anos de atuação, o CineSolar já percorreu mais de 890 cidades brasileiras, com mais de 2.700 sessões e 780 oficinas, impactando diretamente quase 400 mil pessoas. O projeto integra ainda a rede internacional Solar World Cinema, que reúne cinemas itinerantes movidos a energia solar pelo mundo.
A programação em Ibaté é aberta ao público e totalmente gratuita. Não é necessário ingresso, e todos os filmes contam com recursos de acessibilidade.