
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Ibaté viveu, nesta quarta-feira (9), um momento histórico. Às vésperas de completar quatro décadas de fundação, a corporação passou oficialmente a utilizar armas institucionais, entregues pelo prefeito Ronaldo Venturi.
A solenidade contou com a presença do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, major Luís Fumagale; do secretário adjunto, tenente Marco Aurélio; e do comandante da GCM, Jéslei Rigolão.
As pistolas calibre .380, doadas pela Guarda Municipal de Limeira, foram entregues no final da manhã e marcam um avanço significativo para a segurança pública do município. Até então, alguns guardas utilizavam armamento particular, com autorização legal. Além das pistolas, a GCM contará também com revólveres calibre .38, pendentes apenas da habilitação específica, que deve ser obtida em breve.
A atual administração foi responsável por regularizar o registro das armas em nome da Prefeitura, além de adquirir munições operacionais. Os agentes passaram por treinamento teórico e prático sobre o uso do armamento, além de avaliações psicológicas e técnicas exigidas pela legislação para o porte institucional.
O secretário Luís Fumagale destacou o novo cenário da segurança pública em Ibaté. “Estamos vivenciando um novo tempo. A integração entre as forças de segurança tem refletido na redução dos índices criminais e no aumento da sensação de segurança da população. A Guarda Municipal armada representa um reforço importante. Mesmo com limitações financeiras, muitos avanços ainda estão por vir”, afirmou.
O prefeito Ronaldo Venturi também celebrou a conquista, ressaltando o compromisso da gestão com a segurança. “Investir na Guarda Municipal é investir na proteção da nossa população. Esse é um passo fundamental para garantir melhores condições de trabalho aos nossos agentes e oferecer mais segurança aos cidadãos. Nosso compromisso com a segurança pública é permanente”, declarou.
A GCM de Ibaté completa 40 anos em 2025 e, com essa conquista, dá um importante passo rumo à modernização e ao fortalecimento de sua atuação no município.