
Cidade já recebeu recursos federais e corre risco de perder verba caso o serviço não seja implementado.
O vereador Lineu Navarro (PT) protocolou um ofício na Secretaria Municipal de Saúde solicitando a implantação imediata do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional de São Carlos. Habilitada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2023, a cidade recebeu um repasse inicial de R$ 50 mil para estruturar o serviço.
Com a ativação do Cerest, São Carlos passará a contar com dados mais precisos sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de fortalecer a atuação da Atenção Primária em ações de prevenção e promoção da saúde do trabalhador. O funcionamento do centro também permitirá investigações nos ambientes laborais e a proposição de medidas preventivas.
Além do aporte inicial, o município terá direito a repasses mensais de R$ 50 mil para manutenção das atividades. No ano passado, o deputado estadual Paulo Fiorillo (PT) destinou um veículo ao Cerest por meio de emenda parlamentar, reforçando a estrutura do serviço.
Durante reunião com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Gualtieri, Lineu reforçou seu compromisso com a contratação dos profissionais necessários para garantir a operação do centro. O vereador alertou que, caso o serviço não seja implantado, há risco de desabilitação e devolução dos recursos ao Ministério da Saúde.
“O Cerest é uma reivindicação histórica dos sindicatos e do Conselho Municipal de Saúde. Sua criação representa um avanço concreto na proteção da saúde dos trabalhadores de São Carlos”, afirmou Lineu.