
Representantes da Prefeitura de São Carlos e da Câmara Municipal participaram, nesta quarta-feira (16), de uma audiência com o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, na capital paulista. O encontro teve como objetivo apresentar demandas locais e discutir propostas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão.
Estiveram presentes o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael Almeida, e os vereadores Bruno Zancheta, Ubirajara Teixeira (Bira) e Paulo Vieira, membros da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Legislativo são-carlense.
Entre as principais pautas levadas ao governo estadual estão a criação de um Centro de Referência ao Autismo, a implantação de um Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) e a continuidade do programa “Todas em Rede”, que capacita mulheres com deficiência para o mercado de trabalho.
Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade de parcerias com o Comitê Paralímpico Brasileiro, visando ampliar o acesso ao esporte como ferramenta de inclusão.
O secretário estadual Marcos da Costa sugeriu a adesão do município a dois programas estratégicos: o Meu Emprego Inclusivo, que promove a inserção profissional de pessoas com deficiência por meio da metodologia de Emprego Apoiado; e o TODAS in-Rede, voltado à capacitação e empoderamento de mulheres com deficiência em temas como autonomia financeira, saúde e combate à violência.
Para Rafael Almeida, a audiência representa um avanço na articulação de políticas públicas inclusivas. “Agora vamos apresentar os projetos ao prefeito Netto Donato para analisar a viabilidade de adesão, considerando que para um dos programas é necessário ter um polo em São Carlos”, afirmou.
Também participaram da audiência a chefe de gabinete Larissa Lavadeci, o diretor de Inclusão no Esporte, Antônio Carlos, e a diretora de Defesa da Pessoa com Deficiência, Marília Porto.