
O falecimento do Papa Francisco, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, mobilizou autoridades civis e religiosas de São Carlos (SP), que prestaram homenagens ao pontífice argentino. Reconhecido por sua liderança marcada pela humildade, proximidade com os pobres e firme defesa das causas sociais, Francisco deixa um legado profundo para a Igreja e para a humanidade.
A Diocese de São Carlos, por meio de nota oficial assinada por seu bispo diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, expressou “profundo pesar” pela morte do Santo Padre. “Recebemos com grande tristeza a notícia da páscoa do Papa Francisco, primeiro Pontífice oriundo da América Latina, cuja vida e ministério deixaram marcas profundas na história da Igreja e do mundo contemporâneo”, diz o comunicado.
A Diocese também convocou os fiéis a se unirem em oração e celebrou uma missa em sufrágio da alma do Papa Francisco ao meio dia, na Catedral São Carlos Borromeu. “Neste momento de luto e oração, confiamos o Papa Francisco à misericórdia de Deus, certos de que Aquele a quem ele serviu com tanto amor e dedicação o acolhe agora na plenitude da vida eterna”, conclui Dom Luiz Carlos Dias.
A Câmara Municipal de São Carlos, por meio de seu presidente, vereador Lucão Fernandes, também prestou homenagem ao Papa. “Francisco dedicou-se incansavelmente a uma igreja mais inclusiva e acessível a todos. Seu legado de fé, amor e compromisso com a paz e a justiça permanecerá vivo nos corações e mentes de todos nós”, declarou o parlamentar, que ainda manifestou solidariedade à comunidade católica local.
A Prefeitura de São Carlos, em nota assinada pelo prefeito Netto Donato, destacou a postura humanitária do Papa. “Seu pontificado foi marcado pela humildade e busca incansável pelas pautas humanitárias e de paz mundial”, afirmou o prefeito.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, foi eleito Papa em 2013, tornando-se o 266º sucessor de Pedro e o primeiro Pontífice da América Latina. Sacerdote jesuíta, marcou sua liderança por uma Igreja sinodal, pela defesa da dignidade humana e pelo chamado à conversão ecológica e ao diálogo entre culturas e religiões.
São Carlos, assim como o mundo todo, despede-se com reverência de um Papa que trouxe esperança a milhões. A fé, a coragem e o coração sensível de Francisco continuarão inspirando o caminho da Igreja e de toda a humanidade.