
FOTO: Imagem criada por IA
A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos informou nesta quarta-feira (23) que o exame realizado no macaco encontrado morto na mata do Parque Santa Marta testou negativo para febre amarela. O laudo foi emitido pelo Instituto Adolfo Lutz de Ribeirão Preto, com base em análise molecular por RT-qPCR do fígado do animal, e confirmou o resultado como “não detectável” para o vírus.
O animal, um sagui, foi coletado em 4 de abril e teve o exame processado ontem, dia 22. De acordo com o relatório parcial de investigação, o espécime era silvestre, não domiciliado, e foi encaminhado ao Instituto por meio da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias. O resultado do teste foi assinado pela médica veterinária Mariana Sequetin Cunha (CRMV 24098).
Apesar do resultado negativo, a Vigilância em Saúde do município reforça que continua atenta a possíveis sinais de circulação viral na fauna local, mantendo ações de monitoramento e prevenção, como vacinação e vigilância de epizootias (mortes de primatas).
Casos de morte de macacos são considerados indicadores importantes para a detecção precoce da febre amarela em áreas urbanas e rurais. Por isso, a Secretaria orienta a população a informar imediatamente qualquer ocorrência do tipo à Unidade de Zoonoses, pelo telefone (16) 3362-1080.