
Filhote passa por primeiro manejo e será apresentado ao público em exposição especial a partir de 9 de maio
O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, em São Carlos (SP), comemora um marco importante para a conservação da fauna brasileira: o nascimento de sua quarta onça-pintada em cativeiro. A filhote, uma fêmea saudável nascida em 6 de março, passou nesta quarta-feira (30) por seu primeiro manejo clínico, sob cuidados veterinários especializados.
Durante o procedimento, foram realizados exames, pesagem — a oncinha pesa 4,870 quilos —, vermifugação, sexagem e a implantação de um microchip, que permitirá o monitoramento vitalício do animal. O manejo foi breve para evitar estresse, segundo a veterinária Ana Rita Salles.
Filha das onças Tabatinga e Kodajás — ambas resgatadas ainda filhotes e batizadas com nomes de cidades onde foram encontradas —, a nova moradora do parque é o segundo e último filhote do casal, conforme prevê o plano de manejo da Associação Mata Ciliar, parceira do projeto.
“A cada nascimento reafirmamos nosso compromisso com a preservação da biodiversidade e o trabalho técnico rigoroso que desenvolvemos aqui”, destacou o secretário de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, Paraná Filho. O prefeito Netto Donato também celebrou o feito. “São Carlos se orgulha de ser referência nacional na conservação de espécies ameaçadas de extinção”, afirmou.
O público poderá conhecer a oncinha a partir do dia 9 de maio, em uma exposição especial preparada pelo parque, em alusão ao Dia das Mães. A escolha do nome será feita por meio de votação popular. “Haverá uma votação para escolher o nome, assim como foi com o irmãozinho dela nascido em 2023”, destacou o prefeito.