
Com mais de 15 mil casos confirmados de dengue registrados em 2025, a Prefeitura de São Carlos mantém o horário estendido em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para o atendimento de pacientes com sintomas da doença. A medida visa desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que têm registrado alta demanda.
As UBSs da Redenção, Cidade Aracy, Vila São José e Santa Felícia estão funcionando das 7h às 20h. No entanto, das 17h às 20h, o atendimento é exclusivo para casos de dengue. Nesse período, as unidades oferecem consultas médicas, exames laboratoriais, testes rápidos e, quando necessário, hidratação intravenosa.
De acordo com a diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Viviane Cavalcante, sintomas como febre alta, dor nos olhos, no corpo e na cabeça devem acender o alerta para a possível infecção pelo vírus. “Pedimos que, após às 17h, a população busque essas quatro unidades com horário ampliado, evitando a sobrecarga nas UPAs, que devem ser reservadas para urgências e emergências”, afirmou.
Desde o início do atendimento estendido, em 31 de março, 1.234 pessoas procuraram as unidades de referência. A UBS da Vila São José lidera em atendimentos (427), seguida pelas unidades do Santa Felícia (340), Redenção (241) e Cidade Aracy (226).
Paralelamente, o município intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Os mutirões de limpeza continuam em diversos bairros, com apoio da Operação Cata-Treco, que atualmente atende a região do bairro Douradinho.
Segundo o boletim municipal mais recente, divulgado em 5 de maio, São Carlos contabiliza 19.646 notificações de dengue em 2025, com 15.021 casos confirmados, 3.262 descartados e 1.363 ainda em investigação. O município também soma oito óbitos confirmados por dengue, dez em investigação e nove descartados. No momento, 21 pacientes estão internados em enfermaria e seis em UTI.
A Secretaria de Saúde reforça que todas as unidades básicas continuam atendendo normalmente casos de arboviroses durante o expediente regular. A recomendação é que a população mantenha os cuidados preventivos, eliminando possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada.