
O prefeito de São Carlos, Netto Donato, acompanhou nesta semana o andamento das obras de reforma do Centro Municipal de Especialidades (CEME). Estavam com ele o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, o secretário adjunto Wander Bonelli, o diretor de Atenção Especializada, Tiago Luiz Campione Barboza, além de outras autoridades da pasta.
O CEME atende mais de 6 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) por mês, oferecendo consultas em 26 especialidades médicas, além de exames como ultrassom, raio-X e eletrocardiograma, e a realização de pequenas cirurgias. Os atendimentos são agendados por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
Para viabilizar a etapa final da obra, os atendimentos foram temporariamente transferidos. Desde 3 de março, os pacientes e servidores estão sendo atendidos na UBS do Azulville. Já os usuários dessa UBS foram remanejados para a unidade da Vila Isabel. A previsão é que a reforma seja concluída em até 40 dias, segundo a Secretaria de Saúde.
Entre os serviços já realizados no prédio do CEME estão a substituição de 700 m² do telhado, troca da estrutura de madeira por aço e instalação de telhas isotérmicas. Estão em fase final a instalação do forro acartonado, a construção do novo muro com sistema de drenagem e a conclusão das salas de cirurgia, esterilização e expurgo. A pintura externa também está em fase de finalização. O investimento total é de R$ 1.569.000,00.
“Sabemos que mudanças causam transtornos, mas trabalhamos com agilidade para entregar um espaço mais moderno, acessível e funcional. Nosso objetivo é garantir atendimento de qualidade tanto aos pacientes quanto aos profissionais”, disse o secretário Leandro Pilha.
Para o prefeito Netto Donato, trata-se de uma das principais obras na área da saúde. “Estamos investindo mais de R$ 1,5 milhão para oferecer conforto e segurança. A reforma é estrutural e funcional, não apenas estética”, afirmou.
Também participaram da visita técnica a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins; a diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Viviane Cavalcante; e as diretoras Adriana Prado e Daniela Flaquer, responsáveis pelas áreas de Manutenção e Transporte.