
Durante sessão movimentada nesta terça-feira, 13, Donato descartou boatos sobre o cancelamento do Varzeano e do Veterano e criticou desinformação e “dor de cotovelo” da oposição.
O prefeito Netto Donato (PP) compareceu à sessão ordinária na tarde desta segunda-feira, 13, para dialogar com dirigentes, atletas e apoiadores do esporte local. O motivo da mobilização foi a inquietação da comunidade esportiva diante de rumores de que os tradicionais campeonatos de futebol amador — o Varzeano e o Veterano — poderiam não ocorrer em 2025.
Logo em sua chegada, Donato fez questão de desfazer os boatos. “Não passou de um mal-entendido. Nunca existiu essa situação de que não haveria campeonato. Eles receberam uma informação mentirosa e, antes de me procurarem, acreditaram nela”, afirmou. Segundo o prefeito, o que houve foi apenas uma demora no processo licitatório para contratação da arbitragem, cujo encerramento ocorreu há cerca de duas semanas. “Agora, com essa etapa concluída, estamos prontos para definir a data de início e colocar o campeonato na rua.”
O prefeito ressaltou que mantém bom relacionamento com os representantes do esporte desde antes de assumir a prefeitura e garantiu. “O esporte de São Carlos vai crescer cada vez mais”.
Em meio ao debate, atletas também cobraram melhorias na infraestrutura dos campos de futebol espalhados pelos bairros da cidade. Donato reconheceu as dificuldades, mas ponderou que obras de manutenção estão previstas para os próximos anos. “Não tem como, em três meses, resolver problemas acumulados por anos. Estamos elaborando um plano de manutenção a longo prazo. E como se trata de um serviço público, exige licitação, o que demanda três a quatro meses para estar tudo pronto”, explicou o prefeito. “Estamos no começo de maio e dentro do cronograma. A partir de 2025, os campos vão começar a receber as melhorias que todos esperam”, afirmou.
A visita do chefe do Executivo municipal à Câmara foi vista como um gesto raro e significativo. Durante a sessão, vereadores e representantes da comunidade destacaram a disposição de Donato em comparecer pessoalmente para esclarecer o que chamou de “telefone sem fio” criado por opositores. “Uma das grandes marcas do meu governo será a transparência. Quando temos a verdade do nosso lado, não há por que se esconder”, disse Donato. “Infelizmente, tem gente com dor de cotovelo, que queria estar onde estou hoje. Como não conseguiram, preferem espalhar fofoca”, completou.
Ao fim de sua fala, Netto Donato reafirmou sua disposição para o diálogo e alfinetou adversários políticos. “Quem gosta de confusão é o pessoal da oposição. A gente gosta de paz, tranquilidade e trabalho. Tenho muito o que mostrar nesses primeiros cinco meses. Quem não tem resultado, inventa história. É assim mesmo”, disparou.
Com o pronunciamento do prefeito e os esclarecimentos prestados, o clima no plenário se acalmou, embora as cobranças sobre a melhoria da estrutura esportiva sigam como um desafio para a gestão municipal nos próximos anos.