São Carlos se consolida como referência nacional na implantação do sistema SINESP CAD

A cidade de São Carlos reforça sua posição estratégica no cenário da segurança pública brasileira ao sediar, desde segunda-feira (12), no campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery, a sexta edição do treinamento para implantação do SINESP CAD – Central de Atendimento e Despacho. A capacitação reúne Guardas Municipais de 11 cidades paulistas e se estende até esta sexta-feira (16).
Desenvolvido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o sistema SINESP CAD é uma tecnologia de ponta voltada ao suporte de serviços públicos emergenciais. Ele possibilita a integração entre órgãos como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais, centralizando o atendimento e o despacho das ocorrências acionadas pelos principais números de emergência do país (153, 190, 191, 192 e 199).
“O SINESP CAD representa um avanço importante para a segurança pública. Ganhamos agilidade, precisão e integração entre os órgãos de atendimento emergencial. Ver nossa Guarda Municipal se consolidando como referência na capacitação de outras corporações é motivo de orgulho”, afirmou o prefeito de São Carlos, Netto Donato, que esteve na FESC na última quarta-feira (14) para dar as boas-vindas aos agentes.
O município é Ponto Focal do SINESP CAD em um acordo de cooperação que abrange 51 cidades. Além de liderar o treinamento em São Paulo, a equipe são-carlense já auxiliou na capacitação de agentes em quatro municípios do Paraná e participou da implantação do sistema em importantes centros urbanos, como Teresina (PI), Limeira, São José do Rio Preto e Osasco (SP).
Nesta edição do curso, participam guardas de Franca, Lins, Pedregulho, Pontal, Rafard, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Conceição, São Simão, São Vicente, Serrana e Ubatuba.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Michael Yabuki, o uso do sistema já demonstra efeitos positivos em São Carlos. “O SINESP CAD tem promovido mais agilidade na troca de informações entre as forças de segurança e uma integração mais efetiva com os demais órgãos de atendimento. Isso se traduz em mais eficiência e qualidade na prestação dos serviços emergenciais à população”, destacou.
A plataforma permite o registro e acompanhamento completo das ocorrências, desde o acionamento até o encerramento, facilitando o planejamento operacional e o uso inteligente dos recursos públicos.
Para o comandante da Guarda Municipal de São Carlos, Célio Ramos, o treinamento é uma etapa fundamental na consolidação do sistema em outros municípios. “Além de integrar os atendimentos de emergência, o sistema melhora a comunicação entre as forças de segurança e otimiza o uso dos recursos disponíveis. São Carlos tem se destacado como Ponto Focal e estamos orgulhosos de compartilhar nossa experiência”, disse.
A capacitação ocorre nas dependências da FESC Vila Nery, localizada na Rua São Sebastião, 2828, e reafirma o protagonismo de São Carlos no fortalecimento das políticas de segurança pública integradas no Brasil.




