
Redução na procura por atendimento de dengue motivou mudança; casos da doença seguem em queda na cidade.
A partir da próxima semana, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Redenção, Cidade Aracy, Vila São José e Santa Felícia, em São Carlos, passarão a funcionar em horário estendido, até as 20h, somente às segundas e terças-feiras. A alteração foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde e tem como base a redução na demanda por atendimentos relacionados à dengue nas últimas semanas.
Desde 31 de março, essas UBSs vinham operando com horário ampliado de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, exclusivamente para casos de dengue. No entanto, segundo Viviane Cavalcante, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), a procura caiu drasticamente. “Na UBS do Aracy, por exemplo, foram apenas 49 atendimentos nos primeiros 15 dias de maio, o que representa uma média de três pacientes por dia”, relatou.
A tendência de queda também é confirmada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Daniele Roubles Antoneli, diretora do Departamento de Urgência e Emergência, destacou o aumento nos casos de síndromes respiratórias. “Na UPA da Vila Prado, dos 478 atendimentos realizados na última segunda-feira (19), apenas 41 foram relacionados à dengue”, explicou.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, a decisão de concentrar os atendimentos estendidos nas segundas e terças se baseia em dados técnicos. “Esses são os dias com maior procura após o final de semana. Nos demais dias, a rede de urgência tem conseguido absorver a demanda sem sobrecarga”, afirmou.
Os dados da Secretaria apontam uma queda progressiva nos casos novos de dengue: de 1.386 na semana encerrada em 5 de maio, para 549 na semana seguinte, e 502 nos dados mais recentes.
Com a mudança, o novo horário estendido para pacientes com sintomas de dengue passa a valer somente às segundas e terças-feiras, das 17h às 20h, nas quatro UBSs mencionadas. Nos demais dias, o atendimento segue em horário normal.