Herica Donato visita Horto e Horta Municipal e planeja projetos sociais e educacionais em São Carlos

A primeira-dama de São Carlos e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Herica Ricci Donato, visitou na quarta-feira (21/05) dois importantes espaços ambientais do município: o Horto Municipal “Navarro de Andrade” e a Horta Municipal Agroecológica “Djalma Nery Ferreira Filho”. A visita teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento dos locais e discutir possíveis projetos sociais e educacionais integrados com ações ambientais.
Herica esteve acompanhada da diretora do FSS, Eucimara Jorge Pott, do secretário de Clima e Meio Ambiente, Júnior Zanquim, e do secretário de Conservação e Qualidade Urbana, Leonardo Orlando. Recebida por servidores do Horto, ela percorreu o espaço, conheceu a Trilha Ecológica de 300 metros e se encantou com as diversas espécies nativas e exóticas presentes, como jequitibás, ipês, cabreúvas e embaúbas.
“Queremos desenvolver um projeto social e educacional em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. Já estamos em contato com universidades para criar ações que unam aspectos sociais e ambientais, envolvendo tanto o Horto quanto a Horta Municipal”, afirmou Herica, que também destacou a importância da preservação da fauna local, como os saguis que habitam a área.
O Horto Municipal conta atualmente com mais de 5 mil mudas de árvores, que são doadas à população – uma por CPF. Entre as espécies disponíveis estão ipês de diversas cores, jacarandá, pau-ferro, escova-de-garrafa, quaresmeira, resedá e oiti. A manutenção do local é feita pela Secretaria de Conservação e Qualidade Urbana, que também cuida da Horta Municipal.
De acordo com o secretário Leonardo Orlando, a equipe está em fase de limpeza da área para o próximo ciclo de plantio de hortaliças e verduras. “A horta tem um papel essencial na segurança alimentar, na produção de alimentos frescos e até na geração de renda, promovendo sustentabilidade e inclusão”, explicou.
O Horto Municipal está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, e fica aberto à visitação de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 15h.



