
Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a cidade de São Carlos realizou, nesta sexta-feira (30), a VI Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O encontro, promovido pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra, aconteceu no Grêmio Recreativo Flor de Maio e reuniu representantes do poder público e da sociedade civil em um importante momento de debate e construção de políticas públicas.
Convocada pelo Decreto nº 280, assinado pelo prefeito Netto Donato no último dia 23 de maio, a conferência teve como presidenta a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, e se propôs a fortalecer as diretrizes de promoção da igualdade racial e de garantia de direitos à população negra e a outros grupos étnico-raciais historicamente marginalizados.
A conferência está em consonância com o Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010) e com o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). Além de abordar as pautas locais, o evento também serviu como etapa preparatória para os debates estaduais e nacionais sobre o tema.
Para a secretária adjunta Danieli Favoretto Valenti, o evento é essencial para apontar caminhos e avanços nas políticas públicas. “Devemos mostrar o que temos de positivo e o que precisa ser melhorado, para que essas propostas possam chegar às esferas estadual e federal”, pontuou.
Durante a abertura, Gisele Santucci ressaltou o compromisso da gestão com a equidade racial. “O tema desta edição não é apenas um lema. Representa a urgência de enfrentarmos, com coragem e seriedade, as desigualdades históricas que ainda persistem. Precisamos garantir que os direitos da população negra sejam efetivados por meio de políticas públicas eficientes e permanentes.”
O presidente do Conselho da Comunidade Negra, João Carlos Teixeira, também destacou a importância da participação popular. “As decisões tomadas aqui são fundamentais para a criação de leis e ações que beneficiem diretamente nossa comunidade.”
A conferência contou com a presença das vereadoras Larissa Camargo, Raquel Auxiliadora, do vereador Djalma Nery, de representantes da OAB São Carlos e de diversos membros da sociedade civil organizada.