
Representantes das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Social e Cidadania de São Carlos participaram, na última quinta-feira (6), em Campinas, de uma capacitação voltada ao Turismo LGBT, promovida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) em parceria com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.
O encontro, realizado na Academia Campinense de Letras, faz parte de um ciclo estadual de formações voltado a agentes públicos e privados do setor turístico, com o objetivo de promover o letramento adequado, divulgar boas práticas e estimular a criação de ambientes mais acolhedores e inclusivos para o público LGBT em diferentes regiões do estado.
A capacitação é destinada a empresas, guias de turismo, agentes e gestores públicos interessados em aprimorar o atendimento e desenvolver políticas voltadas à diversidade. “A iniciativa busca sensibilizar os profissionais do setor sobre a importância de acolher esse público de forma respeitosa, promovendo o desenvolvimento de um turismo mais diverso e inclusivo”, afirmou Leonardo Costa, assistente técnico da Setur-SP.
Para o presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, descentralizar o acesso à informação é fundamental para avançar na pauta da inclusão no turismo. “Nosso objetivo é levar conhecimento a todas as regiões do Estado, ampliando a qualificação e o acolhimento ao turista LGBT, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo”, disse.
São Carlos foi representada por uma comitiva de servidores, entre eles Hicaro Alonso, secretário adjunto de Turismo, que destacou o impacto social e econômico do segmento. “É um mercado de alto poder aquisitivo, que traz benefícios à cidade. Capacitar o setor é também garantir que o cidadão LGBT local seja respeitado e bem atendido, o que se reflete diretamente na forma como recebemos o turista”, pontuou.
Também participaram da capacitação Milena Cardoso Zepon Finato, chefe da Seção de Políticas para a Diversidade Sexual; Fabiana Nascimento, diretora do Departamento de Qualificação do Turismo; e Manoel Virginio, diretor de Promoção Turística.
A formação já passou por Santos e deve alcançar outras cidades paulistas nos próximos meses, consolidando a política estadual de fomento ao turismo inclusivo e sustentável.