
Teve início nesta segunda-feira (9), na sede do Fundo Social de Solidariedade (FSS), o Curso de Pães Especiais, promovido por meio de uma parceria entre a Casa do Trabalhador, o SENAI/SP e o próprio Fundo Social. A capacitação tem carga horária de 40 horas e segue até o dia 24 de junho, com aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.
A recepção aos alunos contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Herica Ricci Donato, do secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Roberto Rado, e de Luciano Casagrande Campaner, coordenador do SENAI/SP. A iniciativa integra uma série de cursos profissionalizantes voltados à inclusão produtiva e geração de renda.
Além do curso de panificação, ainda estão abertas inscrições para as capacitações em fabricação de pizza (de 25 de junho a 8 de julho) e fabricação de salgados (de 10 a 25 de julho). Os interessados devem ter no mínimo 16 anos e ensino fundamental completo. As inscrições são presenciais, de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, no Departamento de Políticas de Emprego para a Juventude, localizado na avenida São Carlos, nº 1.839 – Centro. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de escolaridade e de endereço atualizado.
Para Herica Ricci Donato, a qualificação profissional é um instrumento poderoso de transformação social. “A capacitação continuada promove o crescimento pessoal e profissional, ampliando a autoconfiança, a autonomia e as perspectivas sobre os diversos aspectos do trabalho. Assim, vamos aprimorando os processos e construindo um caminho com mais oportunidades para que o cidadão tenha uma porta de saída da situação de vulnerabilidade”, afirmou.
O secretário adjunto Roberto Rado destacou a importância da inclusão produtiva como eixo central da política pública de trabalho. “O SENAI soma forças com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Ciência e Tecnologia e o Fundo Social na capacitação de pessoas para fomentar oportunidades e levar novas perspectivas à vida de cada participante”, disse.
Ao final do curso, os alunos que cumprirem os requisitos de frequência e aproveitamento receberão certificado emitido pelo SENAI/SP, reconhecido em todo o país.