Base do SAMU em São Carlos passa por ampla reforma com investimento de meio milhão de reais

Obras incluem melhorias estruturais, modernização de ambientes e mais conforto para os profissionais da saúde.
A base principal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Carlos está passando por uma reforma completa, com investimento de R$ 504.952,30, custeado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde. As obras devem ser concluídas nos próximos 40 dias e têm como objetivo melhorar as condições de trabalho da equipe e a qualidade do atendimento à população.
Entre as melhorias já executadas estão a instalação de telhas isotérmicas, que resolveram antigos problemas de infiltração, nova cobertura para ambulâncias, pintura geral da unidade, ampliação do almoxarifado, instalação de cobertura para o gerador de energia e reforma do gradil externo, com ampliação do estacionamento e adequação do acesso ao gerador.
O lava-rápido das ambulâncias também foi revitalizado, com substituição de azulejos, piso, duchas e sistema de escoamento de água. Já a sala do Centro de Controle Operacional (CCO) foi modernizada e agora conta com novos pontos de atendimento, armários e gabinetes planejados.
A unidade passa ainda por outras melhorias como a reinstalação elétrica, substituição de mobiliário, instalação de galeria de drenagem pluvial, construção de estacionamento externo, padronização visual segundo normas do Ministério da Saúde e modernização de ambientes como vestiários, alojamentos e cozinha. Também foram trocados bebedouros e aparelhos de ar-condicionado, promovendo mais conforto para os profissionais.
A diretora de Manutenção da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana de Arruda Camargo, destacou a ampliação do alojamento masculino e reativação de banheiros internos como parte do processo de valorização das equipes.
Atualmente, o SAMU São Carlos conta com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), seis Unidades de Suporte Básico (USB) e 98 funcionários, que realizam cerca de 1.300 atendimentos por mês, conforme dados da diretora do Departamento de Urgência e Emergência, Daniele Roubles Antoneli.
Para o secretário de Saúde, Leandro Pilha, a obra é estratégica. “Estamos investindo na infraestrutura do SAMU para garantir melhores condições de trabalho à equipe e oferecer um serviço mais eficiente e seguro à população. Mesmo com dificuldades orçamentárias, priorizamos esse investimento por reconhecer o papel essencial do SAMU”, afirmou.
O prefeito Netto Donato também destacou a importância do investimento. “Apesar das dificuldades, saúde é prioridade. Não podemos deixar de melhorar os serviços essenciais que salvam vidas todos os dias”, declarou.
O SAMU opera 24 horas por dia, prestando atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência em casos clínicos, traumáticos, obstétricos, psiquiátricos, pediátricos e outros. O serviço pode ser acionado gratuitamente pelo número 192.





About the Author
