Prefeito Netto Donato entrega equipamentos para conselheiros tutelares em São Carlos

Investimento reforça estrutura dos três conselhos tutelares da cidade, que já realizaram mais de 2.500 atendimentos em 2024.
Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (13), no auditório do Paço Municipal, o prefeito de São Carlos, Netto Donato, entregou notebooks, fragmentadoras de papel e impressoras aos quinze conselheiros tutelares que atuam nos três Conselhos da cidade. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as condições de trabalho dos profissionais responsáveis pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Infância e Juventude, Emerson de Morais, do vereador Dé Alvim — que representou a Câmara Municipal — e da vereadora Larissa Camargo. Os equipamentos serão utilizados para agilizar e qualificar o atendimento às demandas recebidas pelos conselhos, que já somam mais de 2.500 atendimentos apenas neste ano.
“O trabalho dos conselheiros tutelares vai além do expediente regular. Depois das 17h, eles atuam em esquema de plantão, atendendo ocorrências que exigem resposta imediata. Esses novos equipamentos garantem eficiência, organização e mais acolhimento às crianças, adolescentes e famílias atendidas”, destacou o secretário Emerson de Morais.
O vereador Dé Alvim lembrou que o processo de reestruturação dos conselhos teve início na gestão do ex-prefeito Airton Garcia, com participação ativa do então secretário de Governo e atual prefeito, Netto Donato. “É um trabalho que tem continuidade. Hoje, estamos colhendo os frutos desse empenho, especialmente na região sul da cidade, onde as vulnerabilidades são mais evidentes”, afirmou o parlamentar.
Ao comentar a entrega dos equipamentos, o prefeito Netto Donato ressaltou a importância de oferecer condições adequadas de trabalho a quem lida diretamente com a proteção da infância e da adolescência. “Os conselheiros tutelares foram escolhidos pela sociedade são-carlense e exercem uma função essencial, muitas vezes lidando com situações delicadas e urgentes. É nosso dever garantir que tenham estrutura para atuar com dignidade e eficiência”, concluiu.
A entrega reforça o compromisso da administração municipal com a promoção dos direitos das crianças e adolescentes e com o fortalecimento das políticas públicas de proteção social em São Carlos.




