Netto Donato adere ao Contrata Mais Brasil para estimular o microempreendedorismo

Com a presença do diretor do Sebrae-SP, Marco Vinholi, o prefeito de São Carlos, Netto Donato, aderiu nesta terça-feira (17/6) ao Programa Contrata Mais Brasil, iniciativa que prioriza a contratação de microempreendedores individuais (MEIs) residentes na cidade.
O Contrata Mais Brasil é um programa do governo federal que conecta MEIs a oportunidades de prestação de serviços para órgãos públicos. A plataforma digital permite que as instituições públicas divulguem demandas por serviços de manutenção e pequenos reparos, enquanto os microempreendedores cadastrados podem enviar propostas de forma rápida, transparente e competitiva.
A gerente regional do Sebrae, Ariane Canelas, explica o papel da instituição no apoio aos MEIs. “Vamos oferecer capacitações técnicas que proporcionem mais segurança ao microempreendedor no momento do credenciamento na plataforma. Além disso, abordaremos temas essenciais como planejamento, para garantir que o MEI entregue serviços de qualidade, dentro do prazo e com respaldo jurídico”, afirmou.
Ela destaca ainda que a qualidade do serviço será monitorada pela plataforma. “A qualidade é fundamental. Todo serviço público precisa ser entregue com frequência e pontualidade, mas será a qualidade que determinará o sucesso do prestador. Isso transforma a plataforma em uma vitrine, não só para o governo, mas também para as empresas locais que poderão contratar esses profissionais”, acrescentou.
São Carlos, o 5º município paulista a aderir
Segundo a secretária municipal de Justiça, Jaqueline Costa Freitas, São Carlos é o quinto município do Estado de São Paulo a aderir ao programa, o que contribui para que a renda gerada por esses serviços circule dentro da economia local. “Essa renda fica na cidade”, enfatizou.
Atualmente, São Carlos conta com mais de 26.424 MEIs formalizados, que passam a ter novas oportunidades de atuação junto à administração pública. “A ideia é estimular o microempreendedor individual, que muitas vezes enfrenta dificuldades para participar dos processos tradicionais de licitação”, explicou.
Entre os serviços que poderão ser contratados estão atividades cotidianas, como pintura, manutenção elétrica e pequenos reparos. Todo o processo ocorre de forma digital, por meio da plataforma gerida pelo governo federal. O MEI cadastrado recebe notificações via WhatsApp e pode enviar propostas — a contratação é feita pela melhor oferta, respeitando o limite de R$ 12.545,11 por serviço.
A secretária ressaltou também o papel estratégico do Sebrae-SP, que atuará como suporte técnico tanto para os empreendedores quanto para os servidores públicos, oferecendo orientação e capacitação sobre o uso da plataforma.
Com essa adesão, São Carlos reforça seu compromisso com a inovação e o fortalecimento do empreendedorismo local. “Falamos com orgulho de uma gestão, como a do prefeito Netto Donato, que tem coragem de inovar”, concluiu Jaqueline Freitas.
O diretor-técnico do Sebrae, Marco Vinholi, destacou a importância da iniciativa para a economia local. “É um projeto muito relevante. A Prefeitura de São Carlos foi ágil e está entre as primeiras do país a implementar esse processo. A ideia é, ao mesmo tempo, dar agilidade aos serviços públicos e gerar renda e oportunidades para os empreendedores locais”, ressaltou.
Ele reforçou que, além da contratação direta, o Sebrae desempenha papel fundamental ao oferecer capacitações que garantem a qualificação dos prestadores de serviço. “Acreditamos que as compras públicas têm um grande potencial para impulsionar o empreendedorismo, e utilizar mecanismos inovadores como este é sensacional. Tenho certeza de que muitos empreendedores prosperarão graças a esse projeto”, afirmou.
Para o prefeito Netto Donato, o programa representa um impulso para a economia local. “Este é um grande projeto. Estabelecemos essa parceria com o Sebrae para beneficiar os MEIs de São Carlos. Com pequenos serviços para a própria Prefeitura, essas pessoas terão novas oportunidades, o que movimenta a economia e gera circulação de renda na cidade. Esta iniciativa mostra ao pequeno empreendedor que é, sim, possível prestar serviços para o poder público”, finalizou.





