
O prefeito de São Carlos, Netto Donato, entregou na tarde desta quarta-feira (18/6) 25 tablets aos alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Janete Maria Martinelli Lia, no Jardim Pacaembu. A ação faz parte do Programa Escola em Tempo Integral, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Netto esteve acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Roselei Françoso.
No total, o município recebeu 55 equipamentos, com um investimento de aproximadamente R$ 130 mil em recursos federais. Além da EMEB Janete Lia, a EMEB Ulysses Picolo, localizada no bairro Eduardo Abdelnur, também será contemplada com a entrega de 30 tablets. A Prefeitura estuda ainda a ampliação da iniciativa para uma terceira unidade escolar nas próximas semanas.
De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação, a escolha das escolas priorizou unidades que funcionam em tempo integral. “A EMEB Janete Lia atua com jornada estendida e, por isso, foi uma das primeiras a receber os tablets. Eles serão utilizados nas aulas de informática, atividades de fluência leitora, avaliações nacionais e estaduais, além de conteúdos pedagógicos preparados pelos professores”, explicou Roselei Françoso.
Durante a cerimônia, Netto Donato destacou a relevância da tecnologia como aliada no processo educacional. “Estamos dando um passo importante para ampliar as oportunidades de aprendizagem dos nossos alunos. Já temos salas de informática em algumas escolas, mas os tablets permitem mais flexibilidade e inserem o ensino digital diretamente na sala de aula. O entusiasmo das crianças com esses equipamentos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito.
O Programa Escola em Tempo Integral, criado pelo FNDE, tem como objetivo ampliar a jornada escolar para, no mínimo, sete horas diárias nas instituições públicas de ensino. A proposta visa melhorar a permanência dos estudantes e elevar a qualidade da educação básica, por meio de investimentos em infraestrutura, formação de professores e atividades complementares.