
Com o tema “Construir a saúde de São Carlos para todos: fortalecer o SUS com participação social e equidade no cuidado”, a XVII Conferência Municipal de Saúde foi realizada na última terça-feira (17/6), reunindo representantes da população, profissionais da saúde, gestores, entidades e instituições. O evento aconteceu no salão social do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindspam) e marcou um importante momento de escuta e planejamento coletivo para o futuro da saúde pública no município.
A conferência contou com a presença da diretora técnica do Departamento Regional de Saúde (DRS), Mary Cristina Ramos Pinto, que destacou o papel estratégico do encontro. “A conferência é um instrumento importantíssimo que vai nortear o Plano Municipal de Saúde dos próximos quatro anos. Embora seja opcional, orientamos que todos os municípios realizem suas conferências para ouvir os usuários, os trabalhadores e traçar diretrizes para a gestão”, afirmou.
Mary Cristina elogiou a organização do evento pela Secretaria Municipal de Saúde. “Início de gestão é sempre um momento de muitos desafios. É extremamente louvável que, mesmo assim, o secretário de Saúde, Leandro Pilha, e sua equipe tenham promovido uma conferência com tamanha diversidade de participantes”, disse. “Participar da conferência nos permite ouvir as necessidades dos municípios e articular políticas, fluxos e integrações mais eficazes”, completou.
O médico Flávio Guimarães, diretor da Santa Casa de São Carlos, também participou e ressaltou a centralidade do cidadão na construção de políticas públicas. “A principal importância dessa conferência é para o paciente. O SUS foi feito para funcionar em rede, e hospitais como a Santa Casa têm que fazer parte disso. O paciente precisa ter os níveis de assistência organizados conforme sua demanda e necessidade”, explicou. Para ele, o momento é também de reavaliar práticas e propor avanços. “Muita coisa boa já é feita, mas sempre há espaço para crescer”.
O presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, defendeu a articulação política como ferramenta para o fortalecimento do sistema. “A Câmara de São Carlos está comprometida com a saúde pública. É fundamental que a cidade eleja representantes comprometidos com essa pauta na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, para que possamos garantir recursos e políticas que atendam às reais necessidades da nossa população”, afirmou.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, reforçou a importância de discutir o financiamento do sistema. “O SUS é uma conquista histórica e um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Mas, como todo sistema de grande porte, enfrenta desafios — do subfinanciamento às desigualdades regionais. Por isso, espaços como esta conferência são fundamentais: é aqui que conseguimos ouvir a população, os profissionais e as instituições, compreender as realidades locais e, a partir disso, construir soluções concretas”, disse.
Já a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Liz Cadamurro, destacou que nenhuma política de saúde se sustenta sem o SUS como base. “Seja no enfrentamento de epidemias, na atenção básica, na formação de profissionais ou na articulação com outras políticas sociais, o SUS é o pilar fundamental. E nosso papel, enquanto Conselho, é garantir que ele funcione com transparência, participação social e eficácia”, concluiu.
A conferência foi organizada em torno de três eixos temáticos principais, com grupos de trabalho e debates voltados à elaboração de propostas para o fortalecimento do SUS em nível municipal, regional e nacional. As propostas aprovadas serão encaminhadas às conferências estadual e nacional de saúde, previstas para os próximos meses.